Vereador vê genitália feminina em grafite e pede que artista se retrate: ‘Fez para causar’

0
Obra no Palacete Scarpa em Sorocaba tem como objetivo enaltecer o feminismo (Foto: Divulgação/Sesc Sorocaba)

Pastor Luis Santos diz que desenho é de ‘extremo mau gosto’, e chegou a fazer requerimento para que grafite fosse apagado, mas agora vai pedir que artista refaça o desenho original apresentado à prefeitura.

Uma pintura que traz o rosto de duas mulheres entrelaçados tem causado polêmica em Sorocaba (SP). A obra foi pintada na lateral do Palacete Scarpa – sede da Secretaria da Cultura e Turismo de Sorocaba (SP) -, e, para o vereador Pastor Luis Santos (PROS), a imagem traz a representação de uma genitália feminina.

A obra, batizada de “Femme Maison”, da artista carioca Panmela Castro, faz parte da 2ª edição do Frestas – Trienal de Artes do Sesc Sorocaba, que começa neste sábado (12).

O vereador protocolou requerimento na quinta-feira (10) solicitando à prefeitura a imediata remoção da pintura do prédio, tombado como patrimônio histórico em 2013. No documento, ele alega que a figura tem causado repúdio e vergonha à população, especialmente às mulheres.

Entretanto, nesta sexta-feira (11) o pastor tomou conhecimento do esboço apresentado pela artista ao poder público, em abril, e disse que vai solicitar o arquivamento do pedido. “Agora, vou fazer outro requerimento pedindo que ela se retrate e pinte o desenho original.”

Esboço de obra foi enviado à Prefeitura de Sorocaba em abril (Foto: Reprodução)
Esboço de obra foi enviado à Prefeitura de Sorocaba em abril (Foto: Reprodução)

Luis Santos afirma que a obra causa impacto e está localizada ao lado de um colégio católico, em uma via que passam milhares de carros todos os dias. Questionado se recebeu reclamação de moradores sobre o grafite, o vereador disse que viu comentários em redes sociais de pessoas que acharam o desenho de “extremo mau gosto”.

“Fez para causar mesmo, é a verdade, o que é próprio dos artistas. Artista tem disso”, afirma.

Nas redes sociais, alguns internautas elogiaram a obra, mas outros criticaram o desenho e questionaram o fato dele ter sido feito em um prédio tombado pela prefeitura.

Internautas criticaram o desenho e questionaram a legalidade da pintura ter sido feita em um prédio tombado (Foto: Reprodução/Facebook)
Internautas criticaram o desenho e questionaram a legalidade da pintura ter sido feita em um prédio tombado (Foto: Reprodução/Facebook)

O pastor finaliza dizendo que defende a causa das mulheres para que não sejam vistas como uma genitália e criticou a falta de mobilização por parte das mulheres contra o desenho.

“Não era para causar polêmica e, sim, tratar da igualdade feminina, mas criou esse problema sério. Ficou, a meu ver, de extremo mau gosto no que diz respeito à proposta e conceito de luta [feminina], porque reduziu, mais uma vez, apoiou a visão machista de que a mulher é apenas isso.”

Em seu canal de vídeos no YouTube, Panmela publicou o making of do grafite, em um vídeo chamado de “Poema da Vagina”.

O G1 contatou a prefeitura e o Sesc Sorocaba a respeito da manifestação do vereador, mas ainda não teve resposta.

Obra foi pintada na lateral do Palacete Scarpa, tombado como patrimônio histórico em 2013 (Foto: Jomar Bellini/TV TEM)
Obra foi pintada na lateral do Palacete Scarpa, tombado como patrimônio histórico em 2013 (Foto: Jomar Bellini/TV TEM)
Vereador Luis Santos afirma que desenho é de 'extremo mau gosto' (Foto: Câmara de Sorocaba/Divulgação)
Vereador Luis Santos afirma que desenho é de ‘extremo mau gosto’ (Foto: Câmara de Sorocaba/Divulgação)