Vereador Martinez é confirmado como líder do governo da prefeita Jaqueline na Câmara de Sorocaba

0
Vereador Francisco Martinez (PSDB) foi convidado pela prefeita Jaqueline Coutinho (PDT) a ser líder do governo na Câmara de Sorocaba — Foto: Câmara de Sorocaba/Divulgação

José Francisco Martinez (PSDB) acaba de ser confirmado como o líder do governo Jaqueline Coutinho (PDT) na Câmara Municipal de Sorocaba.

O PSDB, partido do vereador, se reuniu nesta segunda-feira (12) e aceitou o convite feito por Jaqueline para que o vereador seja o articulador político dela entre os parlamentares.

Martinez e o partido entendem que a participação dele é uma contribuição não só para o governo mas para a cidade como um todo.

Mudanças na prefeitura

A prefeita de Sorocaba (SP), Jaqueline Coutinho (PDT), fez diversas mudanças no secretariado desde que assumiu a administração, após a cassação do prefeito José Crespo (DEM).

O secretário de Conservação, Serviços Públicos e Obras, Fábio Pilão, foi exonerado. No lugar dele assume Wilson Unterkircher Filho.

O secretário de Educação, André Gomes, também foi exonerado. Vanderlei Acca assumiu a pasta. À tarde, Jaqueline mexeu na direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Ronald Pereira da Silva foi substituído por Mauri Pongitor.

Vereador Martinez (à direita) ao lado da Jaqueline Coutinho durante posse na madrugada de sexta-feira (2), logo após votação que cassou o prefeito Crespo — Foto: Carlos Dias/TV TEM

Gilberto Antunes foi remanejado da Secretaria de Comunicação para a Secretaria de Cultura. O jornalista Marcel Stefano assumiu a Secom e Rinaldo Nunes da Silva deixou a Secult.

Nos primeiros quatro dias de mandato, Jaqueline já havia exonerado mais de 20 pessoas da prefeitura.

Na segunda-feira (5), a prefeita anunciou a nomeação de Marlene Leite, que assumiu a Secretaria de Licitações e Contratos.

O cargo era ocupado por Rosângela Arcuri Pacheco após a exoneração de Hudson Zuliani, que estava afastado do cargo desde abril por ser um dos investigados na Operação Casa de Papel.

Além de Zuliani, o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Marinho Marte, e o diretor de área Ilzo Lourenço Pereira também foram exonerados. Eles são suspeitos de terem cobrado mensalinho de assessores da Câmara na época em que Marinho Marte foi vereador.

As primeiras mudanças no secretariado foram divulgadas na sexta-feira (2), logo após Jaqueline ter tomado posse como prefeita por conta da cassação de Crespo.

Durante reunião, Ana Lúcia Sabadin, responsável pela Secretaria de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais, foi exonerada e substituída por Roberta Guimarães.

Já Antônio Valdir Gonçalves Filho, secretário de Segurança e Defesa Civil, pediu exoneração do cargo, mas ainda não houve uma definição de quem vai assumir a pasta.

Após ter anunciado várias mudanças na Prefeitura de Sorocaba (SP), Jaqueline voltou atrás e decidiu readmitir Carlos Henrique de Mendonça, Anderson Fornel, Liliana Aparecida dos Santos de Jesus e Follguy Sanches Garcia.