TSE lança aplicativo com QR Code

0
Imagens via Loja de Aplicativos Apple Store

Aplicativo gratuito e oficial é desenvolvido pela Justiça Eleitoral e está disponível para iPhone(iOS), smartphones Android e tablets

O aplicativo apresenta informações como dados da zona eleitoral, endereço do local de votação, situação cadastral do eleitor em tempo real, emissão da certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais. Essas certidões são emitidas por meio do QR Code, o que possibilita a leitura pelo próprio celular.

O aplicativo está disponível na Apple Store e na Google Play, basta pesquisar por e-título e ele será exibido na busca, após baixar o App, ele é bem intuitivo, é preciso preencher todos os campos com os dados pessoais exatamente como estão registrados no Cadastro Eleitoral.

Se o eleitor já realizou o recadastramento biométrico (cadastro das impressões digitais em cartório) junto à Justiça Eleitoral o e-Título exibirá a foto do eleitor. Caso o eleitor ainda não tenha feito o recadastramento biométrico, o e-Título do usuário ficará sem foto, nesse caso o eleitor é obrigado a levar outro documento oficial com foto para identificação ao mesário.

Se você é uma daquelas pessoas que sempre esquece de levar um dos documentos ou ainda tem dificuldade de encontrar seu título, afinal ele é usado uma vez a cada dois anos, provavelmente esses problemas acabarão nas eleições de 2018 em diante.

O aplicativo já conta mais de 1 milhão de downloads, a iniciativa da Justiça Eleitoral é benéfica em questões como sustentabilidade ambiental, na diminuição de impressão do título no papel e também espera-se que através do aplicativo o eleitor tenha seus dados mais seguros, reduzindo os riscos de perdas e extravios.