Tecnologia da Informação – Importante você saber

0

O que é Tecnologia da Informação ? O que faz um profissional de TI ? Qual o papel da Tecnologia da Informação no Brasil? Se você ainda não conhece o mercado de informática a fundo, mas se interessa pelo assunto, possivelmente já se pegou pensando em alguma dessas perguntas. E provavelmente ficou sem uma resposta satisfatória.

Fato é que a tecnologia já se tornou uma parte inseparável de nossas vidas, com sistemas digitais estando presentes em toda parte — desde carros, passando pelos telefones e chegando até os bancos. E com a evolução das telecomunicações, equipamentos eletrônicos ainda passaram a se integrar pela internet !. Assim, milhões de informações são constantemente compartilhadas para tornar o nosso dia mais rápido e prático. O que até pouco tempo parecia coisa de outro mundo, hoje é realidade mais que consolidada.

Os bens mais valiosos do século

A Tecnologia da Informação (ou apenas TI) normalmente é definida como um conjunto de tecnologias, soluções digitais e sistemas que permitem a captura, o registro, o armazenamento e a análise de dados. Sua aplicabilidade é tamanha que pode ser inserida em diversas áreas, da agricultura às vendas de e-commerce.

Mas para que todos esses registros tivessem valor, os profissionais de TI precisaram criar uma série de ferramentas, sistemas que interagem com arquivos e bancos de dados em busca de resultados relevantes para nosso dia a dia. Assim, seja na busca por uma rota para casa ou por dados que permitam a avaliação da qualidade de um projeto, as informações estão sempre lá, prontas e atualizadas. Não é à toa que são os bens mais valiosos do século!

Os limites da caminhada

A tecnologia se tornou absolutamente indispensável para a sociedade. Hoje, da emissão de um passaporte à declaração de Imposto de Renda, praticamente todas as nossas atividades podem passar por um meio digital, seja diretamente ou não. E é exatamente por ser responsável pelo cuidado com esses registros de grande valor que a TI passou a desempenhar um papel insubstituível nas organizações. Dessa forma, cada vez mais tecnólogos e analistas de TI serão requisitados pelo mercado brasileiro, a fim de ajudarem na integração da Tecnologia da Informação no país como uma forma de obter mais lucros e melhoria de vida. Acredite: promissor é apelido para esse mercado !