Secretaria de Saúde diz que Rio Preto está sem vacina BCG

0
Vacina BCG está em falta em Rio Preto — Foto: Reprodução/RBSTV/Arquivo

De acordo com a secretaria, a última vez que a cidade recebeu doses foi no começo de julho, porém em quantidade insuficiente.

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto (SP) confirmou que a cidade está sem a vacina BCG nesta segunda-feira (29). A falta é tanto nas unidades de saúde quanto nas maternidades.

De acordo com a secretaria, a última vez que a cidade recebeu doses foi no começo de julho, porém em quantidade insuficiente. A secretaria disse que o Estado de São Paulo não deu uma previsão para a chegada das novas doses.

A Secretaria do Estado de Saúde informou que recebe as doses compradas pelo Ministério da Saúde e que faz o repasse para os municípios do Estado. A secretaria diz que nos últimos meses vem recebendo quantidades de forma irregular.

Em nota, o Ministério da Saúde diz que todas as aquisições de medicamentos, vacinas, soros e demais imunobiológicos passam por avaliação de qualidade pelo Instituto Nacional Controle Qualidade em Saúde-INCQS, antes da liberação dos lotes. O prazo segue os tramites de critérios de avaliação do produto.

O ministério afirma que foram enviadas, neste ano, mais de 4,2 milhões de doses da vacina BCG para todo o país, sendo 544,8 mil para o estado de São Paulo. Antes de serem encaminhados aos estados, os lotes são analisados pelo INCQS.

O quantitativo autorizado no mês de julho foi reduzido, porque parte do estoque ainda está sob análise. A medida visa manter o controle e a segurança das vacinas que são disponibilizadas para a população nos mais de 40 mil postos de vacinação de todo o país.

A vacina previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa que ataca mais comumente os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos e rins. Ela deve ser dada às crianças ao nascer nas maternidades, ou na primeira visita da criança no serviço de saúde, o mais precocemente possível.