Secretaria de Saúde de Bauru confirma dez mortes por dengue

0
Neste ano, 544 casos foram registrados. — Foto: Arquivo Pessoal

G1 Bauru

A Secretaria de Saúde de Bauru confirmou dez mortes por dengue em Bauru (SP). Outros três casos seguem aguardando a confirmação.

Segundo a pasta, a epidemia na região de Bauru marca 4.875 pessoas com a doença apenas neste ano, o que fez com que a cidade liderasse em janeiro o ranking da doença no estado de São Paulo.

Além dos casos confirmados, outros três seguem aguardando confirmação laboratorial pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL) e um teve a dengue como causa descartada.

Devido ao alto número de casos de dengue e registros de animais peçonhentos em Bauru, a prefeitura decretou estado de emergência, em janeiro.

Com a publicação, os donos dos quase 50 mil terrenos abandonados da cidade seriam notificados para realizarem a limpeza dos locais no prazo de 30 dias. Caso contrário, deveriam pagar uma multa e pelo serviço de limpeza feito por uma empresa terceirizada

Aplicativo

A prefeitura criou um aplicativo para ajudar nas denúncias dos terrenos sujos. No primeiro dia da liberação do aplicativo para celulares, foram registradas cerca de 700 denúncias.

O sistema criado para denunciar áreas de risco para dengue é considerado pela administração uma das principais ferramentas para ajudar no cumprimento do decreto assinado no fim de 2018, que permite multar proprietários que mantêm terrenos sujos.

O acesso ao aplicativo está disponível no site da prefeitura, logo na página inicial. Para denunciar, o usuário deve baixar o app e depois colocar o endereço e uma foto do local relatando o problema.