Saúde de Rio Preto realiza blitz de prevenção para o Carnaval

0
Foto: Divulgação

Por: Harley PACOLA

A Secretaria de Saúde de Rio Preto inicia nesta semana a “Blitz da Prevenção”, campanha de mobilização e sensibilização para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/AIDS/Hepatites Virais.

A campanha, realizada anualmente na semana que antecede o carnaval, vai percorrer locais de grande fluxo de pessoas para levar orientações breves e reforçar a necessidade do uso de preservativos. As ações também vão contar com distribuição de kits, compostos por preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e folheto de orientação.

“Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST, tanto por sexo vaginal quanto anal e oral. O uso de preservativos masculino ou feminino em todas as relações sexuais é o método eficaz para a interrupção da cadeia de transmissão das infecções sexualmente transmissíveis, além de evitar a gravidez”, explicou a gerente interina do Programa de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Nayane Mara Balbo.

As ações estão sendo promovidas pelo Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis, responsável por prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento na linha de cuidado de saúde sexual e reprodutiva, com ênfase nas infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, HPV, HIV, além de hepatites virais.