Sairam ontem os últimos candidatos, e as disputas eleitorais foram definidas

0

Convenções dos partidos foram realizadas na sexta-feira (5).
Rio Preto terá seis candidatos a prefeito nas eleições em outubro.

Partidos políticos de São José do Rio Preto (SP) realizaram convenções, na sexta-feira (5), para apresentar os candidatos a prefeito, vice e vereadores para as eleições municipais em outubro deste ano.

joao paulo
João Paulo Rillo candidato a Prefeito pelo PT

A convenção do Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou o nome de João Paulo Rillo para a disputa da prefeitura de Rio Preto. Ele é formado em Direito, tem 39 anos, é casado e tem um filho. Rillo foi vereador em 2004 e candidato a prefeito de Rio Preto por duas vezes, mas nunca se elegeu. Atualmente, cumpre o segundo mandato como deputado estadual. Em 2013, foi escolhido líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa.

O candidato a vice da chapa dele é Plínio Gentil, também do PT. Ele é procurador de justiça e professor de Direito. Gentil foi candidato a deputado estadual em 2014 pelo Psol, mas não se elegeu. Para disputar as eleições municipais o PT se coligou ao PcdoB.

Carlos Arnaldo candidato a Prefeito pelo PDT Imagens de Facebook
Carlos Arnaldo candidato a Prefeito pelo PDT Imagens de Facebook

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) também lançou a candidatura oficial para prefeito e vice na sexta-feira (5) durante convenção na Câmara de Rio Preto. O nome de Carlos Arnaldo foi confirmado como candidato a prefeito pelo partido. Ele tem 57 anos, é advogado, casado, tem duas filhas, nasceu em São Paulo e mudou para Rio Preto na adolescência. Carlos Arnaldo começou a carreira política como vereador em 1992 e foi reeleito em 1997.

Ele também exerceu cargo público no executivo porque foi secretário de Desenvolvimento Econômico de 2009 a 2012, onde gerenciou o Banco do Povo. Há um ano e meio, assumiu a presidência local do PDT. O candidato a vice é o empresário Osni Onofre Alves, que já foi presidente da Empresa Municipal de Construções Populares (Emcop).

bol
Orlando Bolçone candidato a Prefeito pelo PSB

A convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) formou coligação com outros oito partidos da cidade e Orlando Bolçone é o candidato a prefeito. Ele tem 67 anos, nasceu em Palestina e mudou para Rio Preto aos seis anos. Mestre em Economia e doutor em Ciências da Saúde, Bolçone é casado e tem duas filhas. Foi eleito em 2010 a deputado estadual e reeleito em 2014. Em 1983, foi secretário de Planejamento de Rio Preto, função que exerceu em mais quatro governos. Também foi diretor da CDHU e disputou a eleição para prefeito da cidade em 2008, quando ficou em terceiro lugar. A vice de Bolçone é a atual vice-prefeita de Rio Preto, Ivani Vaz de Lima, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), um dos que se coligaram a chapa. Ivani é casada e tem dois filhos.

Daniel Carvalho candidato a Prefeito pelo PCO - imagens de Facebook
Daniel Carvalho candidato a Prefeito pelo PCO – imagens de Facebook

O Partido da Causa Operária (PCO) lançou a candidatura do professor da rede pública Daniel Carvalho para disputar o cargo a prefeito. Ele é rio-pretense, tem 36 anos, é casado e tem três filhos. Carvalho vai concorrer a um cargo público pela primeira vez. O candidato a vice é Rodrigo Mantai, que também é professor.O PCO não fez uma convenção pública e a reunião contou apenas com militantes do partido.

Já o Psol não lançou candidatos a prefeito e vice. O partido apresentou apenas os nomes dos candidatos a vereador.

Quando será
O primeiro turno das eleições municipais de 2016, que elegerão em todo o país prefeitos e  vereadores, será realizado em 2 de outubro, primeiro domingo do mês. O segundo turno, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores, está marcado para 30 de outubro, último domingo do mês. O prazo para os partidos registrarem suas candidaturas termina no dia 15 de agosto. A propaganda eleitoral em rádio e televisão será de 26 de agosto a 29 de setembro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA