Sabesp comemora Dia do Consumidor com inteligência artificial em nova agência de atendimento

0

Companhia passa a adotar novas tecnologias para facilitar e manter a prestação de serviço ao cliente; app Sabesp Mobile oferece dois novos serviços

 

A Sabesp inaugura amanhã (15), Dia do Consumidor, uma nova forma de relacionamento com o cliente. A novidade começa a funcionar na agência do M’Boi Mirim, na zona sul da capital. O local continuará a realizar atendimento presencial, mas diversas ações foram implementadas para agilizar e dar autonomia aos clientes. Uma das novidades é a utilização da inteligência artificial para facilitar o atendimento.

O espaço também contará com estação de aplicativos, rede wi-fi para disponibilizar o download do programa da Sabesp para celulares e tablets e um totem personalizado com uma televisão com tela sensível ao toque em que o usuário poderá realizar o próprio atendimento.

Na prática, o cliente usará uma das cabines disponíveis e falará diretamente com a atendente virtual, a Sani, e poderá realizar sozinho a análise de alta de consumo. Será possível ainda a realização de uma videoconferência com a central de atendimento ao cliente.

O ambiente, que será um laboratório de relacionamento com o cliente, passou por uma modernização nos últimos dias e foi totalmente reformulado. A companhia usará o local para experimentar as melhores ferramentas do mercado, adaptando de acordo com a necessidade e expandindo o uso, sempre que possível. Não apenas a estrutura do local foi alterada: a equipe também passou por novos treinamentos para garantir a maior funcionalidade do espaço.

A agência do M’Boi Mirim realiza o maior número de atendimentos ao público: são cerca de 13 mil clientes por mês. Por esse motivo, a companhia escolheu este local para experimentar novas formas de relacionamento e facilitar a vida da população.

Pensando também na comunidade, a Sabesp possui um projeto em parceria com a Ideias do Futuro, empresa de inovação social, para levar inclusão digital para as áreas atendidas pelo programa Água Legal, incluindo a região do M’Boi Mirim.

O trabalho compreende ações de empreendedorismo e de tecnologia nas escolas, desenvolvendo e capacitando para a criação de aplicativos e promoverá um concurso para escolher a melhor ideia. O Água Legal tem como objetivo levar água de qualidade para áreas irregulares da Grande São Paulo. Somente na região do M’Boi Mirim já foram realizadas 20 mil ligações de água e mais 6 mil estão em andamento.

Sempre em busca de novas tecnologias, tanto na área operacional como no atendimento ao cliente, além das novidades disponíveis no local, a população pode também resolver diversas questões sem sair de casa. Alguns serviços como parcelamentos e revisão de contas, que representam cerca de 70% dos atendimentos realizados na agência do M’Boi Mirim, podem ser feitos pelo aplicativo da companhia.

O Sabesp Mobile disponibiliza de forma rápida e fácil o acesso a parcelamento de contas em atraso, segunda via de conta, cópia do código de barras para quitar o débito via app bancário, comunicar falta d’água e aviso de vazamentos, por exemplo. A partir desta quinta-feira (15), contará com mais dois serviços disponíveis: a confirmação de pagamento e o reparcelamento de contas atrasadas. O aplicativo está disponível gratuitamente para download na Play Store e na App Store.

Outra alternativa é a agência virtual da Sabesp, disponível no site da empresa (www.sabesp.com.br). O cliente pode solicitar novos pedidos de ligação de água e esgoto, segunda via de conta, consertos, comunicar falta d’água, vazamento de esgoto, além de dicas e informações relacionadas ao tema.

A Sabesp irá monitorar o laboratório de relacionamento com o cliente por 12 meses e avaliar quais ações serão continuadas ou se há a necessidade de alterações. De qualquer forma, durante todo o período modificações poderão ser realizadas pontualmente para melhorar e agilizar o atendimento de acordo com as necessidades da população.

Serviço:
Agência de atendimento M´Boi Mirim: Estrada do M´Boi Mirim, 4.059
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Inauguração: dia 15 de março, às 9h.