Rio Preto anuncia segundo caso de coronavírus; contraprova do Adolfo Lutz confirma 1º caso

0

São José do Rio Preto (SP) anunciou nesta terça-feira (17) o segundo caso positivo de coronavírus. A informação é do Hospital de Base, que é a referência da doença no noroeste paulista, e também foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Rio Preto.

Nesta terça também foi divulgada a contraprova positiva do 1º caso, registrado na sexta-feira. Já no caso de hoje, embora o resultado tenha sido positivo, ainda é aguardada a contraprova do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

O segundo caso é de um homem, de 44 anos.A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou que o homem viajou para São Paulo e Santa Catarina, com os sintomas aparecendo na volta da viagem, no dia 12 de março.

“Ele está em isolamento, assim que voltou de viagem procurou atendimento médico e já se colocou em isolamento. Em São Paulo, ele teve febre, dor no corpo, dor de cabeça, e quando retornou já procurou atendimento. São sintomas de gripe e as pessoas precisam ficar atentas”, afirma a chefe da Vigilância Epidemiológica Andreia Negri.

Primeiro caso

O primeiro caso foi registrado na sexta-feira (13), quando uma mulher de 28 testou positivo para o coronavírus. As autoridades de saúde ainda aguardam o resultado da contraprova deste primeiro caso.

“Ainda não tivemos transmissão comunitária, são casos importados. Não temos a transmissão, mas é preciso ficar em alerta”, diz Negri.

Segundo a Secretaria de Saúde de Rio Preto, a cidade registrou até agora 29 casos suspeitos, sendo sete descartados e 22 em investigação, incluindo os dois casos que deram positivo no primeiro exame.

Ala especializada

Uma ala especializada para tratamento de pacientes com suspeita do novo coronavírus está sendo criada no Hospital de Base.

A pedido do Ministério Público, metade de um andar da unidade hospitalar é destinada para a criação da ala.

Ao todo, 10 leitos serão destinados para o acompanhamento dos pacientes com suspeita do novo coronavírus. Novos respiradores serão adquiridos para serem utilizados durante o tratamento.