Radioterapia do Hospital Unimed Bauru comemora 2 anos com pacientes e convidados

0
Rdioterapia - Jornal Bom Dia
Acelerador linear permite o tratamento de todos os tipos de tumores, dos mais profundos aos superficiais — Foto: Unimed Bauru/Divulgação

Unimed Bauru foi a primeira cooperativa médica do Sistema a investir em recurso de radioterapia próprio. Hospital passou a oferecer atendimento integral na área de oncologia.

“A gente se sente tão bem quando chega aqui que até esquece que está em tratamento”. Com esta frase, Benedito Botelho de Souza, paciente da radioterapia do Hospital Unimed Bauru (HUB) resumiu o sentimento que tem com relação a este serviço da instituição. Ele foi um dos convidados do café da manhã especial em comemoração aos dois anos de aniversário do setor, realizado na manhã desta segunda-feira, na recepção local.

Benedito realizou 38 sessões de radioterapia entre os meses de janeiro e março deste ano para tratar um câncer de próstata. Ele, que é da cidade de Bauru, era só elogios ao serviço. “Além de ter equipamentos muito bons, tem organização de horários e um atendimento que faz a gente se sentir bem o tempo todo”, frisou.

Concordou com ele o senhor Antônio Hernandez, paciente da cidade de Agudos, que realizou seis meses de radioterapia para tratar um tumor de pele. “Fui muito bem acolhido! Todas as vezes que estive aqui, junto com minha esposa e filha, recebi muita atenção dos médicos, dos técnicos e de todos da radioterapia”, destacou.

Antonio - Jornal Bom Dia
Paciente da radioterapia, Antonio Hernandez, ao lado da esposa Zélia Zulian Hernandez (à esquerda) e da filha, Sueli S. Hernandez Celestino (à direita) — Foto: Unimed Bauru/Divulgação

Os pacientes prestigiaram ontem a celebração do aniversário de dois anos do setor. Além do café da manhã, foi realizada uma cerimônia para receber os convidados.

A médica radio-oncologista do Hospital Unimed Bauru, Tatiana Taba Fuzisaki Nakandakare deu as boas-vindas a todos e falou sobre a importância da confiança depositada pelos pacientes na equipe.

“Procuramos sempre dar uma atenção personalizada, que atenda às necessidades dos pacientes para que eles enfrentem o tratamento da melhor maneira possível, com eficácia, comodidade e segurança”, salientou.

Em seguida, dr. João Luiz Trentini, diretor técnico do HUB falou em nome da diretoria. De acordo com ele, a Unimed Bauru sempre visa prestar o melhor atendimento a seus beneficiários. Por isso, planejou, investiu e entregou, há dois anos, este serviço de alta qualidade para a população de Bauru e região.

“Temos um espaço físico apropriado e planejado para receber os pacientes de acordo com suas necessidades. Além disso, dispomos de tecnologia avançada e de um corpo clínico altamente preparado”, salientou.

João - Jornal Bom Dia
Dr. João Luiz Trentini, diretor técnico do HUB, e dra. Tatiana Taba Fuzisaki Nakandakare, deram as boas-vindas aos convidados — Foto: Unimed Bauru/Divulgação

Cerca de 100 pessoas prestigiaram o evento. Pacientes e ex-pacientes fizeram questão de comparecer e muitos trouxeram até presentes para celebrar a data.

Unimed Bauru foi a primeira cooperativa médica do Sistema a investir em um recurso de radioterapia próprio. Com a entrega do serviço, o hospital passou a oferecer um atendimento integral na área de oncologia.

“Já contávamos com o serviço de quimioterapia e havia uma demanda na região no que diz respeito à radioterapia. Por isso, investimos na consolidação deste serviço em nosso hospital. Foi uma decisão acertada e hoje começamos a colher os frutos dessa ação”, destaca o diretor superintendente do HUB, dr. Roger Tedde Mansano.

O equipamento do serviço de Radioterapia do HUB é um Acelerador Linear, capacitado com feixes de fótons e de elétrons de megavoltagem, que pode realizar tratamentos do tipo IMRT (radioterapia com intensidade modulada de feixe) e 3D (tridimensional conformacional).

É possível realizar radioterapia para todos os tipos de tumores, profundos e superficiais. O equipamento é dotado com sistema multilâminas para tratamento personalizado, que proporciona o direcionamento paralelo dos feixes de radiação para garantir o delineamento da área de tratamento.

Equipamentos disponíveis

  • Acelerador Linear
  • 2 fontes de betaterapia com estrôncio 90

Tratamentos realizados

  • Radioterapia Externa: Radioterapia Convencional (2D), Conformacional (3D), Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) com fótons e elétrons.
  • Braquiterapia: Fonte de estrôncio 90 para betaterapia dermatológica e oftalmológica.

Público atendido

  • Beneficiários Unimed
  • Pacientes particulares