Protótipos do muro prometido por Trump são instalados na fronteira entre EUA e México

0
Protótipo de muro é instalado nesta terça-feira (3) em San Diego, na Califórnia (Foto: REUTERS/Jorge Duenes)

Seis empresas foram selecionadas para construir 8 protótipos, que serão testados.

Trabalhadores iniciaram nesta semana na fronteira entre Estados Unidos e México a construção de protótipos do muro entre os dois países prometido pelo presidente norte-americano Donald Trump. Os protótipos foram instalados em San Diego.

Segundo a NPR, emissora pública de rádio dos EUA, seis empresas foram selecionadas para construir 8 protótipos, metade deles de concreto e a outra metade de “outros materiais”. Uma vez instalados, eles serão testados pelo Departamento de Segurança Interna.

View image on TwitterView image on TwitterView image on TwitterView image on Twitter

Quatro paredes serão erguidas entre San Diego e Tijuana, com cerca de 9 metros de altura. De acordo com a Reuters, a instalação deve ser concluída até o final de outubro.

Trump assinou em janeiro uma ordem executiva que autoriza a construção do muro, uma polêmica promessa de campanha. O objetivo é impedir a entrada de imigrantes ilegais.

O presidente americano defende que a construção seja financiada pelos contribuintes americanos e depois reembolsada pelo México. Mas o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto reiterou diversas vezes que o México não pagará pelo muro.

Ao longo da fronteira entre EUA e México, que cobre os estados da Califórnia, Arizona, Novo México e regiões do Texas, existem atualmente 569 quilômetros de muro, assim como outros 481 quilômetros de barreiras para dificultar a passagem de veículos e pessoas. Apesar disso, essa proteção não impediu o cruzamento de imigrantes ilegais nem do tráfico de drogas.

 (Foto: Editoria de Arte/G1)
(Foto: Editoria de Arte/G1)