Projeto de cinema itinerante terá 36 sessões gratuitas na região de Sorocaba

0
Evento é destinado para todas as idades — Foto: Divulgação

Em sua 5ª edição, o projeto cultural ‘Cine Boa Praça’ começa nesta sexta-feira (21) e traz como novidade a realização de oficinas de cinema para as crianças.

A partir desta sexta-feira (21), o projeto cultural de cinema itinerante “Cine Boa Praça” realiza a sua 5ª edição na região de Sorocaba (SP). Ao todo, serão 36 sessões gratuitas de cinema, realizadas em bairros com pouco ou nenhum acesso a ações culturais.

Além de Sorocaba, serão contempladas mais sete cidades da região: Araçariguama, Itu, Salto, Mairinque, Votorantim, São Roque e Salto de Pirapora.

Em cada praça é montada uma estrutura com equipamentos de projeção, cadeiras e uma grande tela inflável em formato de claquete. Em 2018, o público terá a oportunidade de assistir a produções como “Viva – A Vida É Uma Festa” e “Como Treinar Seu Dragão”, além de vários curtas nacionais, como “Cores e Botas” e “Parece Comigo”.

Antes de cada exibição, serão promovidas atividades culturais e brincadeiras. As crianças que participarem das competições receberão brindes para brincar, além de livros relacionados à temática dos filmes.

Novidade

Além das exibições de filmes, a novidade deste ano é a realização de seis oficinas de cinema com a participação de alunos da rede pública ou de jovens frequentadores de centros culturais. O objetivo é fornecer orientações básicas sobre elementos de um set de filmagem, como posicionamento da câmera, enquadramento, luz, roteiro, maquiagem e cenário.

Os integrantes também terão a oportunidade de participar da produção de um minidocumentário que tem como pano de fundo a valorização da identidade local das comunidades de que fazem parte. O material será exibido em algumas sessões públicas do projeto e nas redes sociais.

A programação completa da edição 2018 do “Cine Boa Praça” está disponível no Facebook e no site do projeto.

Confira a programação em Sorocaba:

  • 21/09 – EE Monteiro Lobato (oficina e sessão exclusiva para alunos) – Filme “Viva – A Vida É Uma Festa”;
  • 22/09 – Parque Amadeu Franciulli (B. Vitória Régia) – Filme “Viva – A Vida É Uma Festa”;
  • 27/09 – Praça da Matriz (B. Aparecidinha) – Filme “Como Treinar Seu Dragão”;
  • 28/09 – EE Monteiro Lobato – Exibição do minidocumentário da oficina de cinema (com entrega dos certificados de participação) e curtas metragens sobre preconceito e discriminação (como “Cores e Botas”, da diretora Juliana Vicente);
  • 29/09 – Praça da Matriz (B. Aparecidinha) – Filme “Viva – A Vida É Uma Festa”.