Prefeitura de Penápolis retira vigias da linha férrea e funcionários serão remanejados

0

Moradores estão preocupados com segurança de motoristas e pedestres do local após decisão da prefeitura.

A prefeitura de Penápolis (SP) encerrou o trabalho dos vigias que sinalizavam o trânsito durante a passagem dos trens na linha férrea. Agora os trabalhadores serão remanejados para outros setores e o dinheiro investido no serviço será encaminhado a outras áreas.

Com a decisão, os moradores do local estão preocupados com o trânsito dos veículos, que deve ser ainda mais cauteloso sem a presença dos vigias. “O trabalho dos vigias é extremamente importante porque a gente sabe o dia e a hora que o trem vai passar na cidade”, afirma o estudante Francis Parladore, um dos moradores da região.

“Para nós e para os motoristas é um perigo essa linha férrea. Um trem desgovernado, meio doido, pode passar e como é que a gente faz?, interroga o carroceiro Luiz Leandro da Silva.

São cinco cancelas ao longo da linha férrea e 23 vigias revezam o serviço. A ideia do poder público é aproveitar os profissionais em outras regiões, como em praças para evitar atos de vandalismo. Com a mudança, a prefeitura espera economizar em média R$ 77 mil ao mês.

Sinalização foi reforçada em linha de trem em Penápolis (Foto: Reprodução/TV TEM)
Sinalização foi reforçada em linha de trem em Penápolis (Foto: Reprodução/TV TEM)

Onde havia as cancelas, a prefeitura reforçou a sinalização com as placas “Pare, olhe, escute”. A pintura do solo foi refeita e foi instalado um sinalizador que, quando pisca, indica atenção no cruzamento porque a qualquer momento o trem pode passar.

De acordo com Fátima Rahal, secretária de Administração Pública, os recursos poupados com a retirada dos vigias serão úteis em outros setores. “Serão levados em conta os serviços que são essenciais e que o município tem a obrigação e o percentual para investir, como é o caso da educação e saúde.”

Serviço de vigias de linha de trem foi encerrado (Foto: Reprodução/TV TEM)
Serviço de vigias de linha de trem foi encerrado (Foto: Reprodução/TV TEM)