Prefeitura de Catanduva realiza o “Mutirão do Óleo”

0

A ação visa dar destinação correta ao óleo de cozinha, tem início no dia 15 de agostoA Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza mais uma importante ação voltada para a qualidade de vida da população e do meio ambiente: o Mutirão do Óleo, uma ação para dar destinação correta ao óleo de cozinha. O mutirão começa dia 15 de agosto e vai até dia 31.
O mutirão é uma ação intermunicipal, com as cidades de Ariranha e São José do Rio Preto, com o objetivo de dar a destinação correta ao óleo de cozinha que é altamente poluidor. “Se descartado na pia de cozinha ele vai direto para a rede de esgoto e causa entupimento. Quando chega aos lagos, rios e mares contamina a água e prejudica a vida dos animais e a do ser humano. Além disso, causa impermeabilização impedindo que a água da chuva penetre no solo”, explica a secretária de Meio Ambiente Kátia Penteado Casemiro.
A população já pode começar a separa o óleo de cozinha, e a partir do dia 15 entregar em um ponto de coleta mais perto de sua residência. Em Catanduva, as coletas dos óleos usados serão feitas nas escolas municipais, na Estação Cultura ‘Deca Ruete’, Recito de Exposição e Instituto Municipal de Ensino Superior (IMES – Fafica).
“O importante é que toda a população se conscientize da importância de não descartar o óleo de cozinha usado na pia, nem mesmo na terra porque ele é altamente poluidor, afetando a água, os animais marinhos, as plantas e até mesmo a atmosfera. Vamos separar o óleo de cozinha e destiná-los corretamente”, orienta a secretária.
Qualidade de vida
A questão ambiental é uma das prioridades da administração municipal, com diversas melhorias desenvolvidas nesta área, fazendo de Catanduva uma cidade ainda melhor para se viver.
A prefeitura implantou a coleta seletiva, que não havia no município, e hoje atende 100% da cidade. Inaugurou o Centro de Triagem e Armazenamento de resíduos, que formou a Cooperativa ‘Recicla Catanduva’, oferecendo oportunidade de emprego para diversas famílias.
Inaugurou o Ecoponto destinado ao tratamento adequado dos resíduos, um ponto de entrega voluntária e controlada para pequenos geradores de resíduos de construção civil, volumosos inservíveis, como: sofás, fogões, geladeiras, cadeiras, diversos metais inservíveis, entre outros; material proveniente de podas e extrações, além de madeiras diversas.
Inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), e todas as ações em conjunto resultaram na pontuação histórica no Município Verde Azul, Catanduva saiu da 185 posição, para ficar em 5º lugar. Isso mostra o trabalho sério que vem sendo desenvolvido na questão ambiental em Catanduva.
Serviço
Outras informações sobre o mutirão do Óleo podem ser obtidas pelo telefone (17) 3522-0814

DEIXE UMA RESPOSTA