Prefeitura de Bauru estuda locação emergencial de caminhões para coleta de lixo

0
Lixo - Jornal bom dia
Situação piorou nesta terça-feira quando cerca de 50 bairros ficaram sem coleta; serviço deve ser normalizado até quinta, diz Emdurb — Foto: TV TEM/Reprodução

A situação da coleta de lixo orgânico em Bauru (SP) piorou nesta terça-feira (20) depois do anúncio de que mais da metade da frota de caminhões que faz o serviço na cidade está quebrada. Se na segunda-feira (19) eram cerca de 20 bairros afetados pela falta da coleta de lixo, nesta terça o número passou para 50 bairros.

Por isso, o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) convocou uma reunião emergencial na prefeitura da qual participaram secretários municipais, representantes da Emdurb e da Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo era tentar resolver a falta de caminhões da coleta de lixo orgânico.

Na reunião, a prefeitura anunciou que planeja aumentar o número de caminhões alugados para o serviço. Dos caminhões 13 caminhões atualmente quebrados, três já são alugados.

“Estamos tomando providências para alugar caminhões, deixando os veículos da prefeitura para serviços mais leves. A ideia é que esses novos caminhões serão colocados para rodar já nas próximas semanas”, anunciou Gazzetta.

Na reunião também ficou decidido que a atual empresa que loca caminhões para a prefeitura vai ser procurada pra que possa ampliar a frota alugada. Segundo Gazzetta, se não houver interesse ou capacidade em atender todo o município, o contrato será rompido.

Desde setembro, a quebra de caminhões prejudicou a coleta de lixo na cidade seis vezes. Segundo a Emdurb, a previsão é que a coleta seja normalizada até quinta-feira (22).