Peixes voltam a aparecer mortos em rio na região de Mendonça e Sales

0
Peixes apareceram mortos no Rio Barra Mansa, na região de Mendonça — Foto: Reprodução/TV TEM

Peixes voltaram a aparecer mortos no trecho do Rio Barra Mansa entre Sales e Mendonça (SP). Pescadores amadores que foram ao local no fim de semana mandaram fotos para o WhatsApp da TV TEM.

Os frequentadores do local relataram um mau cheiro causado pela mortandade dos animais. O trecho do rio fica perto da piscicultura onde toneladas de peixes morreram há duas semanas. Os pescadores contaram que eles apareceram no fim da tarde de domingo (28).

“Ontem (domingo) o rio estava normal, mas umas 16h30, 17h eu desci para o rio e começou a aparecer peixes agonizando, então veio uma água escura, mau cheiro forte, e os peixes começaram a morrer rápido”, diz Hélio Raimundo.

Com esse problema, o turismo na região começa a ficar prejudicado. “Caiu 90% o meu movimento por causa da mortandade de peixe do rio, por causa da alga, turista sumiu, todo mundo com medo e não temos explicação e solução para melhorar isso”, afirma o comerciante José Roberto Celoto.

Araçatuba

Dezenas de peixes também foram achados mortos em um trecho do rio Tietê, em Araçatuba (SP), na manhã do dia 20.

Após o rio ficar com a água esverdeada, a prefeitura do município chegou a colocar avisos na prainha municipal orientando os moradores a não entrarem na água.

Biólogos e pesquisadores afirmam que a camada verde é causada pela proliferação de algas desenfreada que acontece, principalmente, por causa da poluição e despejo de fertilizantes utilizados na agricultura.