‘Patrulha Maria da Penha’ faz primeira prisão de suspeito por descumprir medida protetiva

0

Um homem foi preso na manhã desta sexta-feira (13) por descumprimento de medida protetiva, no bairro Vila Maceno, em São José do Rio Preto (SP). Essa foi a primeira prisão realizada pela Patrulha Maria da Penha. O projeto foi lançado no município na segunda-feira (9).

De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), uma mulher acionou a corporação depois que o ex-marido tentou manter contato e se aproximou.

A mulher possui medida protetiva contra o homem que o obriga a ficar 200 metros de distância dela. Após desrespeitar, ele foi encontrado nas proximidades do imóvel onde a mulher mora.

Ainda segundo a GCM, o homem foi levado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde o caso foi registrado.

Patrulha Maria da Penha

O projeto tem o objetivo de realizar o acompanhamento de vítimas com medidas protetivas para descobrir se os agressores estão respeitando os critérios impostos pela Justiça.

Além de realizar visitas, a GCM também analisará se a mulher ou os filhos precisam de acompanhamento social ou psicológico.

Mulheres que quiseram serem incluídas no projeto precisam procurar a autoridade policial para que a Justiça seja acionada.

Conforme a legislação municipal, a Patrulha é direcionada exclusivamente às mulheres atendidas por medidas protetivas judiciais. Os casos são encaminhados pelo Tribunal de Justiça à corporação.