Ordem de serviço para projeto de captação de água do rio Grande é assinada em Rio Preto

0
Ordem de serviço de R$ 14 milhões para a contratação da empresa responsável pela elaboração do projeto executivo do sistema de captação de água do rio Grande foi assinada nesta quinta-feira (22). (Foto: Reprodução/TV TEM)

Água captada vai percorrer mais de 60 quilômetros por adutoras que serão instaladas às margens da BR-153 até chegar a uma estação de tratamento em Rio Preto (SP).

Representantes da prefeitura de São José do Rio Preto (SP), do Semae e do governo federal assinaram a ordem de serviço de R$ 14 milhões para a contratação da empresa responsável pela elaboração do projeto executivo do sistema de captação de água do rio Grande.

O recurso vem do Ministério das Cidades, a fundo perdido, ou seja, liberado diretamente do governo federal para o município. A empresa contratada vai ter dois anos para concluir o projeto que visa captar a água do rio Grande, próximo à usina hidrelétrica de Marimbondo, em Fronteira (SP).

A água captada vai percorrer mais de 60 quilômetros por adutoras que serão instaladas às margens da BR-153 até chegar a uma estação de tratamento em Rio Preto. O novo sistema deverá produzir três mil litros de água tratada por segundo. Segundo a autarquia, este valor é suficiente para abastecer uma população de mais de um milhão de habitantes.

Atualmente, o sistema de abastecimento de água do Semae tem capacidade para atender uma população de 600 mil habitantes e Rio Preto deve ter essa população em cerca de dez anos.

“O abastecimento, hoje, está regular, mas nós temos que projetar, porque os moradores e investidores aportam em cidades que têm perspectivas da solução não só do presente, mas também do futuro”, diz o prefeito Edinho Araújo (PMDB).

Em nota, a autarquia informou que só depois de concluído o projeto executivo, é que o prefeito vai buscar recursos para construção do novo sistema de captação de água.

Projeto visa captar a água do rio Grande, próximo à usina hidrelétrica de Marimbondo, em Fronteira (SP) (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Projeto visa captar a água do rio Grande, próximo à usina hidrelétrica de Marimbondo, em Fronteira (SP) (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Veja mais notícias da região no Grupo Bom Dia