Novas imagens mostram atropelamento que matou quatro em São José, SP

0

Mateus não ficará preso, mas ele responderá por homicídio com dolo eventual.

Novas imagens obtidas pela Polícia Civil mostram o atropelamento que matou quatro jovens em São José dos Campos (SP) (veja vídeo acima). O suspeito de cometer o crime prestou depoimento nesta segunda-feira (11), confessou a autoria e irá responder em liberdade por homicídio com dolo eventual, quando a pessoa assume o risco de matar.

As imagens, de um circuito interno de um comércio, mostram o momento em que as vítimas são atingidas pelo veículo e o desespero das pessoas que estavam ao redor. Outro vídeo divulgado no dia do acidente, supostamente do Centro de Operações Integradas (COI), mostra o acidente do alto.

O acidente aconteceu na madrugada da última quinta-feira (7), quando três pessoas pararam para socorrer um motociclista que havia se acidentado e caído na pista. Uma caminhonete passou e atropelou os quatro, que têm idades entre 18 e 28 anos. Entre a queda do motociclista e o atropelamento se passaram 17 minutos, segundo a polícia. O suspeito, que tinha carteira de habilitação provisória, não prestou socorro.

Motorista que matou 4 atropelados em São José é solto e vai responder em liberdade
Motorista que matou 4 atropelados em São José é solto e vai responder em liberdade

Liberdade

O suspeito Mateus de Jesus Souza foi detido em São Paulo nesta segunda e conduzido para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São José, onde chegou às 17h10. O depoimento começou por volta de 18h e terminou às 20h30.

O delegado responsável pelo caso, Darci Ribeiro, disse que não houve flagrante, por isso Mateus não ficará preso, mas ele responderá por homicídio com dolo eventual. “Ele diz que não viu as pessoas, o crime choca. Agora vamos investigar como começou a ocorrência”, disse ele. “Vamos provar que naquela reta era impossível ele não ter visto”, disse.

O delegado também afirmou que um perito esteve na delegacia nesta segunda e fará o cálculo da velocidade do carro. De acordo com Ribeiro, havia uma moto no local com o pisca alerta ligado, o que facilitaria aos motoristas identificar a movimentação na rua.

No depoimento, Mateus negou ainda que tenha bebido. O delegado disse que vai procurar imagens dos locais em que ele esteve antes do acidente para verificar essa informação.

Mateus foi preso em São Paulo pela Rota e prestou depoimento em São José (Foto: Camilla Motta/G1)
Mateus foi preso em São Paulo pela Rota e prestou depoimento em São José (Foto: Camilla Motta/G1)

Invasão

Enquanto Mateus prestava depoimento, nove homens foram detidos pela Polícia Militar tentando invadir a casa dele. A polícia informou que um grupo de aproximadamente 20 pessoas, em 15 motos, foi até a casa da família do estudante Mateus de Jesus Souza por volta de 20h, com pedaços de pau, pedras, latas de spray e garrafa com combustível.

Mais de 30 ligações foram recebidas pela central da PM alertando sobre a tentativa do grupo de entrar na casa. A polícia foi até o local e algumas pessoas fugiram. Nove homens foram abordados e oito motos apreendidas.

Prisão

Mateus estava escondido na casa de parentes em São Paulo, desde que um grupo de motociclistas invadiu a casa dele no Jardim das Industrias e destruiu o carro que causou o acidente e outro veículo que estava estacionado na garagem.

Segundo a PM, uma denúncia anônima levou os agentes das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar até uma casa no Sacomã, na zona sul da capital, onde o estudante de engenharia estava escondido. Após o atropelamento, ele se refugiou na residência de um amigo na Rua Vicente Gaspar. Os PMs levaram Mateus para a Divisão de Capturas, no centro, de onde ele foi transferido para São José.

Testemunhas negam que o jovem tenta tentado frear ou desviar do grupo. Uma câmera, supostamente do Centro de Operações Integradas (COI), registrou o momento do acidente.

Motorista atropela e mata 4 pessoas em São José dos Campos, SP (Foto: TV Globo/Reprodução)
Motorista atropela e mata 4 pessoas em São José dos Campos, SP (Foto: TV Globo/Reprodução)
Câmeras de segurança de uma loja gravaram momento do atropelamento em São José dos Campos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Câmeras de segurança de uma loja gravaram momento do atropelamento em São José dos Campos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)