Sexta, 12 de Julho de 2024
21°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Agricultura São Paulo

Governo de SP lança concurso “Qualidade do Café de São Paulo”

Concurso, que busca valorizar a excelência do café produzido em território paulista, é aberto a quaisquer cafeicultores do estado O post Governo de...

23/05/2024 às 19h37
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Instituto Biológico
Instituto Biológico

O lançamento do concurso estadual “Qualidade do Café de São Paulo” será nesta sexta-feira (24) data em que se celebra o Dia Nacional do Café, às 9h, juntamente com a abertura oficial do evento Sabor da Colheita , no Instituto Biológico (IB-Apta), em São Paulo.

Ambos os eventos terão entrada livre e a população também é bem-vinda para participar da colheita de café no Instituto Biológico, situado à Vila Mariana , no dia seguinte, no sábado (25), quando o Sabor da Colheita será realizado.

Em sua 23ª edição, o concurso, que busca valorizar a excelência do café produzido em território paulista, é aberto a quaisquer cafeicultores do estado, podendo se inscrever e concorrer com amostras de café produzido no ano safra. Estas amostras devem ser entregues nas Casas da Agricultura mais próximas de seus municípios ou nas Regionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Cada produtor poderá participar do concurso com apenas uma amostra em cada modalidade que concorrer, e a inscrição será gratuita.

A manhã de lançamento do concurso contará com a presença do secretário de Agricultura, Guilherme Piai, e com palestras técnicas. Falarão ao público Aline de Oliveira Garcia, pesquisadora científica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-Apta); Sergio Parreiras Pereira e Gerson Silva Giomo, pesquisadores científicos do Instituto Agronômico (IAC-Apta).

Sobre o Concurso

O concurso estadual premia os 10 melhores cafés paulistas em cada uma das cinco diferentes categorias. São provados e selecionados cafés Coffea arabica – Convencional, preparados por via seca (café natural); Coffea arabica – Convencional, preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado); Coffea arabica – Convencional, preparados via fermentação induzida (café fermentado); Coffea arabica – Orgânico, independente da via processamento; e Coffea canephora, independente da via de processamento.

No ano passado, foram recebidas cerca de 400 amostras. Para este ano, são esperadas mais de 500 amostras. A seleção será realizada pela Metodologia SCA (Specialty Coffee Association).

O concurso é promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Cati e da Apta Regional, IAC-Apta, IB-Apta, ITAL-Apta, e da Câmara Setorial do Café, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes