Quinta, 13 de Junho de 2024
17°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Turismo Turismo

Estrada Real é reconhecida como monumento nacional

Município de Monte Sião (MG) também tem reconhecimento, com o título de Capital Nacional da Moda Tricô

23/10/2023 às 23h25
Por: Redação Fonte: Ministério do Turismo
Compartilhe:
Crédito: Reginaldo Luiz Cardoso/ALMG
Crédito: Reginaldo Luiz Cardoso/ALMG

Agora, o Caminho da Estrada Real tem o reconhecimento de monumento nacional. A Lei 14.698, de 2023, foi publicada na última sexta-feira (20/10). A Estrada Real é um conjunto de caminhos da época Imperial que abrangem os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, atravessando a Mata Atlântica, entre a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar.

Sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a norma teve origem no PL 1.854/2021, aprovado em decisão terminativa pela Comissão de Educação (CE), em setembro.

A estrada surgiu em meados do século XVII, e foi aberta pela coroa portuguesa para ligar o litoral fluminense às áreas de mineração. Atualmente, a rota é um famoso atrativo turístico, que conta a história do ouro e diamantes, retirados das terras mineiras.

No decreto estão listados, em ordem alfabética, 183 localidades, entre municípios e distritos, que fazem parte da antiga Estrada Real — que deu origem a estradas que hoje ligam os estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais. Entre os municípios da Estrada Real, que tinha duas grandes rotas, estão os de Diamantina (MG), Ouro Preto (MG), São João del Rey (MG), São Lourenço (MG), Juiz de Fora (MG), Paraíba do Sul (RJ), Três Rios (RJ), Petrópolis (RJ), Magé (RJ), Cruzeiro (SP), Guaratinguetá (SP), Cunha (SP) e Paraty (RJ).

Clique AQUI e confira a Lei completa.

CAPITAL DO TRICÔ– Passeando pelas raízes mineiras, o Município de Monte Sião (MG) também recebeu um reconhecimento: o título de Capital Nacional da Moda Tricô, por meio da sanção da Lei 14.699. Atualmente, a cidade abriga cerca de 1.200 pequenas indústrias e 1.500 lojas dedicadas ao tricô, não apenas no centro comercial, mas espalhadas por toda a cidade. A atividade de malharias representam cerca de 90% da arrecadação municipal.

A Lei sancionada, destaca o município como uma importante indústria do tricô, colocando Monte Sião no mapa do turismo de moda. Clique AQUI e confira a Legislação.

Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes