Nebulização começa hoje na zona sul depois de confirmado caso de dengue

0

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília iniciou hoje (12) a nebulização na zona sul da cidade, iniciando pela Estância Três Lagos (chácaras atrás da Coca-Cola). A nebulização faz parte do protocolo do Ministério da Saúde para o combate ao mosquito Ades Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela (ciclo urbano). O procedimento é recomendado apenas em áreas com casos confirmados da doença.

No caso da nebulização no Três Lagos, o motivo é a confirmação de um caso de dengue.

O uso de inseticida também é previsto em regiões com suspeitas de epizootias, ou seja, morte de animais em série pela mesma doença. É o caso da localização de macacos mortos, que podem ser “sentinelas” para alertar sobre a presença do vírus da febre amarela.

O supervisor de Saúde Rafael Colombo, responsável pela execução dos serviços e orientação aos terceirizados da empresa de nebulização, explica que os funcionários utilizam camisetas e bonés na cor vermelha (exceto os que estão equipados para nebulização), além de crachá de identificação da empresa privada.

No total, são 20 trabalhadores. A nebulização é uma das atividades executada pela equipe que também irá fazer durante as visitas, orientações de prevenção dos criadouros e a colocação de uma porção de larvicida nos ralos dos banheiros e dos quintais.

A colaboração dos munícipes é muito importante para a eliminação de focos da doença.