‘Não é sentença de morte’, diz criadora de projeto para vítimas do câncer

0
Francesca Valenti posando para o ensaio "Eu Venci" em Mogi das Cruzes (Foto: Mayne Rabello/ Divulgação)

Francesca Valenti distribui lenços e maquiagem para mulheres com câncer.
Projeto Laços de Amizade já tem quase 4 mil seguidores pelo Brasil.

Francesca criou um projeto Laços de Amizade para ajudar mulheres com câncer (Foto: Francesca/Arquivo Pessoal)
Francesca Valenti criou o projeto Laços de Amizade para ajudar mulheres com câncer (Foto: Francesca/Arquivo Pessoal)

Foi em dezembro de 2014, aos 37 anos e se preparando para a quinta cirurgia no seio direito para tratar uma mastite crônica, que Francesca Valenti começou a mudar a sua própria vida e a de centenas de mulheres. Durante os exames pré-cirurgicos, ela descobriu que também teria que enfrentar um câncer na mama esquerda. Mas o que parecia ter um desfecho triste, era o começo de uma transformação interna e externa. Foi lutanto contra o câncer e tendo que passar por uma mastectomia que Francesca descobriu como manter sua autoestima e como ajudar a centenas de mulheres a gostarem do próprio corpo enquanto enfrentam o severo tratamento. Hoje, já curada, o trabalho tem nome: Projeto Laços de Amizade, que começou em Mogi das Cruzes, mas beneficia mulheres com câncer, resgatando a autoestima das vítimas, em todo País.

“Quando peguei o dignóstico, achei que tinha morrido. Eu me permiti chorar por apenas dois dias. Depois aceitei numa boa. Aprendi a jogar tudo para cima, e só pegar de volta o que me faz feliz”, resume. Francesca fez sete cirurgias entre 2013 e 2015. Uma delas, a de mastectomia (retirada das mamas). “Hoje eu nem me lembro das sete cirurgias que fiz”, conta.

Durante o tratamento contra o câncer, Francesca recebeu um convite para participar de um encontro entre pacientes vítimas da doença. Na época, vivia um momento delicado, especialmente para as mulheres: estava perdendo cabelo com a quimioterapia. E então, surgiu a ideia: “Cada pessoa tinha uma tarefa na organização e eu me ofereci para arrecadar lenços para doar para as meninas. Até hoje os lenços nunca pararam de chegar à minha casa”, disse.

Francesca Valenti ensinando a fazer amarração de lenço durante um evento contra o câncer em Mogi (Foto: Francesca Valenti/ Arquivo Pessoal)
Francesca Valenti ensinando a fazer amarração de lenço durante um evento contra o câncer em Mogi (Foto: Francesca Valenti/ Arquivo Pessoal)

Em março deste ano, Francesca batizou as doações de Laços de Amizade. “Hoje ajudamos mulheres de Mogi das Cruzes que fazem tratamento no Luzia de Pinho Melo, no Hospital São Joaquim, em Jacareí, no AC Camargo, da capital. Mas já fiz doações de lenços e maquiagem para mulheres do Macapá (AP), Rio de Janeiro e Minas Gerais.”

O projeto doa lenços e maquiagem com o objetivo de resgatar a autoestima de mulheres que enfrentam o câncer. “Fiz uma página nas redes sociais e várias mulheres nos seguem. Lá, dou dicas de como amarrar os lenços, como e com o que combinar. É importante resgatar a autoestima das mulheres, porque muitas ficam desanamidas e passam por um processo muito delicado quando perdem os cabelos na fisioterapia, por exemplo. É importante destacar o que elas têm de melhor, lembrá-las que são lindas, ainda que enfretem uma doença grave.”

A última iniciativa foi uma exposição que mostra mulheres que venceram ou lutam contra o câncer como heroínas. As capas são os lenços usados durante o período de quimioterapia.

A página do Projeto Laços de Amizade no Facebook já tem quase 4 mil seguidores. “Na execução do projeto temos cerca de 50 mulheres que ajudam na arrecadação, organização de projetos e que trocam experiência de tratamento. Quando eu vejo a minha história e como isso resultou no projeto, me sinto curada. Sempre acreditei que temos que fazer o bem sem pedir nada em troca e nesse trabalho eu encontrei minha missão.”

O projeto cresceu tanto que algumas pacientes recebem auxílio personalizado, de acordo com a dificuldade que estão enfrentando. “Nós estamos vendendo camiseta do projeto neste mês e metade da verba arrecadada será destinada para a compra de cestas básicas, que serão doadas às pacientes com câncer. Muitas mulheres passam necessidade em casa, não conseguem ter acesso à uma alimentação necessária. Já tivemos casos de mulheres que não tinham shampoo, para outra até compramos uma prótese dentária. Esse apoio é muito importante em um momento tão delicado que é o tratamento de um câncer”, destacou.

O contato com a criadora do projeto pode ser feito pela Página Laços de Amizade nas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA