Na prorrogação, América bate o XV de Piracicaba e vence primeira no Paulista

0
Atletas de América e XV em lance no Centro Regional de Eventos (Foto: Divulgação / Assessiva Comunicação) O jogo

Em jogo eletrizante, donos da casa precisam do tempo extra para vencer por 81 a 77 e entrar na briga pelo G-8. Piracicabanos sofrem a quinta derrota em sete jogos

Após seis rodadas “em branco” no Campeonato Paulista de Basquete, o América conquistou na noite desta quarta-feira, em casa, a sua primeira vitória na competição ao bater o XV de Piracicaba, por 81 a 77, na prorrogação – no tempo regulamentar, a partida terminou empatada em 68 pontos. O duelo, disputado no Centro Regional de Eventos, em São José do Rio Preto, foi equilibrado desde o início e teve um final eletrizante.

Para chegar ao seu primeiro triunfo na temporada estadual, o América, do técnico/jogador Marininho Manella, contou com o armador David Boykin em noite inspirada. O norte-americano, contratado como reforço para esta temporada, foi o cestinha da partida, com 22 pontos – ele ainda pegou cinco rebotes e deu três assistências. Pelo XV, os destaques foram William Evangelista, principal pontuador do time, com 18 pontos, e Matheus Costa, autor de um duplo-duplo (12 pontos e 10 rebotes).

Com o resultado, o América vai a oito pontos e, na oitava colocação, entra pela primeira vez na zona de classificação à próxima fase do Paulista, que nesta temporada conta com dez equipes que jogam entre si, em turno e returno, classificando-se os oito melhores para os playoffs. De quebra, deixa o Bauru Basket na condição de único time sem vitórias na atual temporada do Paulista. O XV de Piracicaba, que sofreu sua quinta derrota em sete jogos, soma nove pontos e está na sétima posição.

Pela oitava rodada do Campeonato Paulista, as duas equipes voltam a jogar no próximo sábado. Às 18h, o XV recebe o Osasco no ginásio Waldemar Blatkauskas, em Piracicaba. Mais tarde, às 19h, o América volta a jogar em casa diante do lanterna Bauru no Centro Regional de Eventos, em São José do Rio Preto, em partida que teve alteração no mando de quadra esta semana – inicialmente, o duelo seria em Bauru.

América Basquete x XV de Piracicaba, Campeonato Paulista (Foto: Divulgação / Assessiva Comunicação)
Atletas de América e XV em lance no Centro Regional de Eventos (Foto: Divulgação / Assessiva Comunicação) O jogo

O jogo

A partida foi equilibrada desde o início e o placar da primeira parcial, de 20 a 19 para os piracicabanos, já indicava que o confronto seria pegado. O América melhorou sua defesa no segundo quarto, venceu por 19 a 10, e levou para os vestiários uma vantagem que animou seus torcedores: 38 a 30.

Mas após o intervalo o XV voltou melhor e devolveu a diferença sofrida no primeiro tempo, vencendo o terceiro quarto por 22 a 14 e dando no placar (52 a 52) o tom do que seria a partida em sua reta final. No quarto final, as equipes se revezaram no comando do marcador, mas sempre sem abrir vantagem.

O placar ficou igual em 66 pontos faltando 27 segundos, e depois em 68, com 11 segundos para o fim. Como nenhum dos times conseguiu anotar mais neste tempo, a parcial terminou empatada em 16 pontos e o jogo foi para a prorrogação com o placar de 68 a 68. No tempo extra, porém, o América aproveitou a apoio de sua torcida e logo nos primeiros minutos abriu 7 a 1. Ao final, a vitória por 13 a 9 garantiu o primeiro triunfo americano na temporada: 81 a 77.

DEIXE UMA RESPOSTA