Mulheres com câncer de mama fazem fotos para alertar sobre doença

0
Ensaio com mulheres que sofreram com o câncer (Foto: Reprodução/TV TEM)

Outubro é o mês de alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Pacientes de Araçatuba acreditam que fotos chamam a atenção.

Seis pacientes de um hospital particular de Araçatuba (SP) participaram de um ensaio fotográfico como modelos para retratar a luta contra o câncer de mama, sem deixar a autoestima e a vontade de vencer a doença de lado. No mês do Outubro Rosa, que alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama – só neste ano atingiu quase 60 mil mulheres no país – as pacientes acreditam que as fotos são um meio de chamar a atenção para a doença de uma forma diferente.

Uma das participantes é a fonoaudióloga Raquel Marques Amadeu, que foi diagnosticada com câncer de mama em maio, faz tratamento e se recupera bem.

“É um momento mágico porque a maioria, acho que todas, não tinha feito um ensaio fotográfico. Então, foi um momento muito mágico tirar as fotos, de ângulos diferentes, arrumar a postura. É você botar para fora e mostrar quem realmente é. Se é bonito para a gente também é bonito para os outros. Ninguém espera isso da gente nesse momento”, diz.

Já a aposentada Sônia Rister Gimenez faz tratamento contra a doença há dois anos. “Sorrir a alegria é assim, é na alegria, não é ficar só na cama, chorando que não resolve. Tem que estar sempre com a estima elevada”, afirma. Sônia postou algumas fotos nas redes sociais e diz que tem feito sucesso. “Muita gente vem elogiar e dizer: ‘olha como você ficou bonita’. Com isso, a autoestima vai lá em cima”, conta.

A ideia de fazer o ensaio fotográfico com as pacientes foi da enfermeira do setor de oncologia, Vânia Diniz Rayashi. Ela diz que as mulheres que se mostram fortes, mesmo, às vezes, parecendo frágeis. “Queria fazer algo diferente durante o Outubro Rosa e entrei em contato com uma amiga, que é fotógrafa”, diz.

A fotógrafa Luana Reina Nunes Silva topou o desafio da amiga e fotografou as pacientes. Na opinião da enfermeira, as pacientes que participaram do ensaio passaram a ver o tratamento com outro olhar. “O que vale é ter fé mesmo e levar adiante tudo que é de bom, tudo de alegre para poder vencer o câncer”, afirma.

Ensaio ajuda a levantar a autoestima das mulheres (Foto: Reprodução/TV TEM)
Ensaio ajuda a levantar a autoestima das mulheres (Foto: Reprodução/TV TEM)
Raquel Marques Amadeu tirou fotos após descobrir câncer (Foto: Reprodução/TV TEM)
Raquel Marques Amadeu tirou fotos após descobrir câncer (Foto: Reprodução/TV TEM)

DEIXE UMA RESPOSTA