Mulher toma banho na rua em protesto contra 15 dias sem água

0

Mulher que tomou banho em bebedouro diz que chega a ficar 15 dias sem água: ‘Não tem condições’

A moradora de Vera Cruz (SP) que gravou um vídeo tomando banho em um bebedouro público diz que quis chamar a atenção da população e também das autoridades sobre o problema da falta de água, que, segundo ela, já dura 15 dias na cidade.

“Eu chamei a atenção do povo, da população, para gente se reunir e ver o que pode ser feito sobre a água, porque não podemos ficar sem. Nós ficamos 15 dias sem água, a gente não sabe se dá banho na criança ou faz comida”, reclama Luciana Pires.

Segundo a moradora, sempre falta água em algum período do dia.

“Não temos água na caixa e não sabemos se vai chegar de madrugada, de manhã. Tem que acordar 3h, madrugar para lavar roupa. Não tem condições.”

Cansada dessa situação, Luciana decidiu fazer o protesto inusitado. O vídeo gravado na última quinta-feira (20) e já teve quase 2,5 mil visualizações.

Nas imagens, ela lava os cabelos com shampoo e enche um balde no bebedouro para enxaguá-lo. Ela também reclama da situação. “Olha a situação do pobre de Vera Cruz, é assim que se faz, tomar banho no bebedouro.”

Segundo a prefeitura, por conta da estiagem, o volume de água captado para abastecer a cidade diminuiu e o consumo, aumentou. Em nota, a prefeitura informou que todos os esforços estão sendo realizados para restabelecer a captação de água.

Furto de cabos

No começo da semana, o furto de cabos da mina da água da cidade também prejudicou o fornecimento. A prefeita de Vera Cruz, Renata Devito, chegou até a postar um vídeo nas redes sociais denunciando o crime.

O furto deixou praticamente a cidade inteira sem água, pois o centro de captação é responsável por 80% do abastecimento de Vera Cruz. Com isso, 10 mil moradores tiveram o abastecimento prejudicado.

Na época, a prefeitura informou que o sistema de distribuição de água voltou a funcionar durante à tarde depois que acionaram uma empresa para instalar os cabos cortados, que foram abandonados pelos ladrões na rodovia.

Cabos foram furtados em Vera Cruz  — Foto: Prefeitura de Vera Cruz / Divulgação
Cabos foram furtados em Vera Cruz — Foto: Prefeitura de Vera Cruz / Divulgação