Moradores transformam represa abandonada em bairro de Tanabi

0
Brinquedos foram construídos e instalados em bairro de Tanabi — Foto: Reprodução/TV TEM

Grupo cortou o mato, podou as árvores, retirou os aguapés da represa, construiu um parquinho de diversão para as crianças e bancos para todos sentarem.

Um grupo de moradores do bairro Jardim Covizzi, em Tanabi (SP), resolveu descruzar os braços e transformar por conta própria uma área às margens de uma represa que estava totalmente abandonada.

A iniciativa partiu do pedreiro Aldeir de Souza que encontrou um banco parcialmente danificado em um lixão e levou para o local que estava tomado pelo mato e lixo.

“Eu o achei só com os braços e os dois pés. Depois de o trazer para cá, eu resolvi refazer o assento dele e o coloquei embaixo das árvores para poder aproveitar a sombra”, afirma Aldeir.

Morador encontrou um banco em um lixão e o levou para o terreno em Tanabi — Foto: Reprodução/TV TEM

Outros moradores decidiram se reunir para construir uma calçada com materiais doados pela prefeitura e empresários do município. O motorista Samuel Santana Ribeiro foi um deles e resolver ir além.

“Nós chamamos todo mundo. Foi dando certo. Fomos fazendo aos poucos. De uma hora para outra, todos estavam gostando”, explica Samuel.

Aos poucos, o terreno foi tomando uma nova forma. As árvores foram podadas. Os aguapés foram retirados da represa e uma cerca foi colocada para evitar uma nova invasão.

Pneus que estavam jogados no terreno se transformaram em abrigos para outras plantas. Novos bancos foram colocados na frente da represa e um parquinho de diversão foi instalado pelos próprios moradores.

A área, que antigamente era motivo de preocupação, agora reúne crianças, pescadores, idosos e jovens. O resultado impressiona quem passa pelo local. Contudo, os próprios moradores não negam o trabalho que tiveram.

“Eu fiquei um mês parado e trabalhei todos os dias aqui. Era sábado, domingo, feriado, não tínhamos data”, diz o carpinteiro Leandro Vieira do Carmo.

A transformação foi tão impactante que continua sendo inacreditável para quem mora no bairro há anos.

“Eu moro aqui há 31 anos, mas é a primeira vez que sento aqui na beira de represa. Realmente está uma delícia. Muito diferente”, afirma a autônoma Helena Terezinha Lourenço.

Pneus achados no lixo se transformaram em um enfeite para plantas serem colocadas em Tanabi — Foto: Reprodução/TV TEM

Apesar de toda mudança, o grupo afirma que não pretende parar com as melhorias e que muita coisa ainda pode ser feita para deixar o local cada vez melhor.

“Podemos fazer muita coisa aqui ainda. Não vamos parar. Vamos continuar para deixar a represa cada vez mais bonita”, diz Samuel Santana.