Moradores de Schmitt reclamam do acesso ao distrito no projeto O Bairro Ideal

0
Ciclista divide espaço com veículos em acesso ao distrito de Schmitt (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nos dois acessos ao distrito faltam acostamento ou local para ciclistas poderem andar com segurança.

Um dos problemas que os moradores do distrito de Engenheiro Schmitt reclamam é o acesso do distrito a São José do Rio Preto (SP). Quem chega ou sai do distrito a pé ou de bicicleta reclama das condições da estrada.

Um dos caminhos que levam ao distrito de Schmitt é a estrada vicinal João Parise, que começa no lago três da Represa em Rio Preto. O asfalto é novo, a sinalização é boa, mas em alguns pontos a pista é simples.

O motorista não enfrenta tanta dificuldade ao passar, mas em compensação quem segue a pé ou de bicicleta reclama do perigo.

O consultor de expansão Lucas dos Santos Avelino faz esse caminho todo o dia a pé para ir ao trabalho e se arrisca caminhando ao lado e em alguns pontos na estrada. “Quando os carros cruzam na pista, os motoristas jogam para o acostamento e a gente se assusta, tem de tomar cuidado, mas tem de vir a pé, não tem jeito”, afirma.

Sem um acostamento adequado, a grama já chega ao asfalto. Quem tem que seguir de bicicleta se arrisca no meio fio bem perto dos carros. “O risco é grande que a gente passa, às vezes andamos quase no meio da pista e os carros que têm de desviar”, diz o comerciante Gildásio Pereira dos Santos.

Para quem vem da Rodovia Washington Luís o acesso para chegar ao distrito de Schmitt é a estrada Padre Mariano Della Mata. Os problemas são parecidos e a pé ou de bicicleta o trajeto é sempre arriscado.

Em algumas partes o asfalto não está bom e buracos já começam a aparecer. Mas a principal reclamação é a falta do acostamento. “Precisava ter um acostamento, ou uma ciclovia, para não ter acidentes porque os carros disputam espaço com os ciclistas”, diz o pintor João Arilton Canada.

Em outro acesso ao distrito, ciclista tem de andar na grama para evitar acidentes (Foto: Reprodução/TV TEM)
Em outro acesso ao distrito, ciclista tem de andar na grama para evitar acidentes (Foto: Reprodução/TV TEM)