Moradores de Marília ficam sem coleta de lixo

0
Lixo se acumula nas lixeiras de Marília — Foto: Reprodução/TV TEM

Terceirizada informou que não iria mais atender bairros das zonas norte e sul por falta de pagamento. Por isso, prefeitura disponibilizou veículos próprios mas, até o momento, o serviço não foi restabelecido.

Os moradores de Marília amanheceram mais uma vez sem coleta de lixo nesta segunda-feira (3). A empresa contratada pela prefeitura de Marília, para fazer a coleta de lixo, suspendeu os serviços em parte da cidade no último sábado (1º).

A terceirizada é responsável pela coleta de lixo em, praticamente, 40% da cidade, nos bairros da zona norte, sul e parte do centro e alegou que o serviço foi prejudicado porque a prefeitura não paga a empresa há mais de 10 meses. E que o valor acumulado já passa dos R$ 12 milhões.

A empresa disse ainda que notificou a prefeitura várias vezes mas que, sem uma solução e com uma dívida alta, não tem como manter a estrutura.

Na manhã desta segunda-feira (3), alguns funcionários foram até a sede, mas não encontraram os caminhões da coleta. O pátio está vazio desde sábado e os 40 funcionários já cumprem aviso prévio. Todos foram impedidos pela empresa de dar declarações.

Após a decisão de interromper o serviço, a prefeitura informou, no fim de semana, que iria assumir a coleta com caminhões próprios e que isso não afetaria os moradores. No entanto, nenhum caminhão passou pelas ruas nesta manhã.

Empresa que fazia o serviço está parada desde sábado em marília — Foto: Reprodução/TV TEM
Empresa que fazia o serviço está parada desde sábado em marília — Foto: Reprodução/TV TEM

“Começa hoje a coleta, agora vamos esperar pra ver se vai passar mesmo. Agora é rezar pra eles passarem, senão vai complicar aqui”, diz o comerciante Agnaldo Antônio.

Além disso, o mau cheiro do lixo acumulado em frente às casas passou a incomodar os moradores e atrair animais.

“Fica complicado, porque começa a dar mau cheiro. Aí eles falam que a gente tem que limpar o quintal, limpar as coisas todas, a gente limpa, mas a cidade fica suja. Não tem condições”, relata a aposentada Carmelo Zanatelo.

Lixo ficou na lixeiras em bairros da zona norte e sul de Marília  — Foto: TV TEM / Reprodução
Lixo ficou na lixeiras em bairros da zona norte e sul de Marília — Foto: TV TEM / Reprodução