Moradores de Andradina reclamam de quedas constantes de energia elétrica

0

Eles garantem que equipamentos de trabalho e demais aparelhos eletrônicos estão queimando com falha elétrica em Andradina (SP).

Os moradores e comerciantes de Andradina (SP) estão incomodados com interrupções e oscilações frequentes de energia elétrica. Eles garantem que equipamentos de trabalho e demais aparelhos eletrônicos estão queimando.

A concessionária de energia elétrica foi acionada por diversas vezes pela empresária Kalyne Spontoni Maxino por causa das constantes quedas no fornecimento de energia.

Moradores de Andradina se incomodam com quedas constantes de energia elétrica
Moradores de Andradina se incomodam com quedas constantes de energia elétrica

Segundo a dona da lanchonete, os prejuízos são frequentes e altos. O mais recente foi causado por uma queda de energia elétrica que durou mais de 4 horas e ela perdeu toda a produção de pães da manhã.

“Foram quatro freezers queimados, uma geladeira, balcão refrigerado, computador, monitor e os prejuízos já chegam a R$ 30 mil, fora os outros prejuízos que a gente não tem ressarcimento do seguro”, afirma a empresária.

Dona de lanchonete de Andradina teve diversos equipamentos queimados (Foto: Reprodução/TV TEM)
Dona de lanchonete de Andradina teve diversos equipamentos queimados (Foto: Reprodução/TV TEM) 

Segundo os comerciantes de Andradina, a situação é antiga, mas tem se agravado nos últimos meses. Em alguns casos, a potência da energia não atinge os 220 volts.

A região mais afetada pelas oscilações é o centro da cidade. Depois de diversas reclamações, a concessionária instalou novos transformadores mas os problemas continuam frequentes. As reclamações dos moradores e empresários chegaram ao Procon da cidade, que tem registrado o aumento nas queixas nos últimos seis meses.

“Temos reclamações de pico de energia, reclamações de entrada menor da voltagem que deveria entrar. Ou seja, alguns comerciantes tem rede 220, mas essa energia não entra. O máximo que chega é 190, 200”, explica o coordenador do Procon de Andradina Adilson Humberto Oliveira.

A concessionária responsável pelo fornecimento de eletricidade em Andradina garante que os problemas são pontuais e que já tomou medidas para evitar novos transtornos.

“Situações pontuais que chegaram ao nosso conhecimento nós já atuamos para resolver. É o caso das oscilações que foi resolvido. Houve uma obra de melhoria no setor e não mais vai ter esta oscilação da tensão”, afirma Fábio Costa, representante da concessionária.