Menina de 8 anos arrecada ração em festa de aniversário e doa para abrigo de Ibitinga

0
Menina de 8 anos pede que convidados levem ração ao invés de presentes de aniversário em Ibitinga — Foto: Arquivo Pessoal

A pequena Ana Letícia não quis saber de presentes e pediu para que todos os convidados contribuíssem com um saco de ração. ‘Eu gosto muito dos bichinhos e quero sempre ajudá-los’, diz.

No dia de seu aniversário, Ana Letícia dos Santos Pereira, de 8 anos, não quis saber de presentes. No lugar, ela pediu aos convidados que levassem um saco de ração. A ideia veio depois que ela e a tia foram visitar a ONG Apar, um abrigo para animais abandonados em Ibitinga (SP).

“Desde pequenininha, ela sempre demonstrou muito amor pelos animais, muito carinho. Por isso, resolvi levá-la para conhecer o abrigo e ver os animais que ficam lá”, conta Anatalia Joana de Jesus, tia de Ana Letícia.

A dona de casa diz que, depois da visita, Ana Letícia não parou de falar em todos os bichinhos que viu e que ficou pensando em jeitos de ajudá-los.

“Ela me perguntou como poderia ajudar, já que não tinha dinheiro… Eu disse que teria que esperar pra quando ela crescesse, trabalhasse e tivesse o próprio dinheiro”, conta a tia.

Depois de um tempo com isso na cabeça, a pequena teve a ideia e resolveu pedir a ajuda da tia para enviar os convites. Neles, dizia que ela não queria saber de presente, não! Queria mesmo era ajudar os bichinhos.

“Eu pedi pra minha mãe fazer uma festinha pra mim. Mas eu disse que não queria presente não… Queria que eles trouxessem ração pra eu dar pros cachorrinhos. Eu gosto muito de ajudar eles”, conta a menina.

E deu certo! No dia da festa, 28 de agosto, todos os convidados contribuíram com um pacote de ração. No total, foram 180 quilos arrecadados pela pequena Ana Letícia. “Ela chorou muito quando viu tudo aquilo”, conta a tia.

Ana Letícia com os tios na festa de aniversário — Foto: Arquivo Pessoal
Ana Letícia com os tios na festa de aniversário — Foto: Arquivo Pessoal

“Eu fiquei muito feliz que todo mundo trouxe a ração ao invés de presente. Muito feliz mesmo porque aí eu pude ajudar os animais do abrigo”, relata Ana.

Dois dias depois da festa, Ana Letícia e a tia foram até o abrigo da Apar para entregar tudo o que foi arrecadado. Patrícia Roncada, uma das voluntárias da ONG, diz que a ação da garota é motivo de esperança.

“É muito gratificante ver que existem crianças que têm essa consciência… De que os animais têm sentimentos, que sentem dor, fome. Crianças como a Ana Letícia são o nosso futuro. Ficamos extremamente felizes com a ação”, conta a voluntária.

Ana Letícia com Maria Cristina Nicola, uma das responsáveis pela limpeza do abrigo a ONG Apar em Ibitinga — Foto: Arquivo Pessoal
Ana Letícia com Maria Cristina Nicola, uma das responsáveis pela limpeza do abrigo a ONG Apar em Ibitinga — Foto: Arquivo Pessoal

Sempre gostou de bichos

Segundo a família, Ana Letícia sempre foi apaixonada pelos animais. Na casa onde mora, tem duas cachorras, a Fofinha e a Mili, e um gato, o Bugu. “Ela é grudada neles, são melhores amigos. Desde que se conhece por gente, tem muito carinho”, conta Anatalia.

Além disso, de acordo com a tia, a menina não mede esforços para ajudar animais que encontra na rua.

“Sempre que vamos no mercado ela me pede se eu posso comprar um saquinho de ração. Quando dá, eu compro. E aí ela sai distribuindo pros cachorros que encontra na rua”, conta.

Ana Letícia com Fofinha, Bugu e Mili  — Foto: Arquivo Pessoal
Ana Letícia com Fofinha, Bugu e Mili — Foto: Arquivo Pessoal

O que Ana Letícia queria mesmo era pode levar todos para casa, porém, como isso não é possível, diz que ajuda como pode.

“Seria muito legal se eu pudesse pegar todos e cuidar. Mas aí não dá, então eu dou um pouquinho de ração pra eles não ficarem com fome”, conta.

E a generosidade com os bichinhos não pára por aqui. O sonho dela é, no futuro, poder ajudar cada vez mais animais.

“Ah, eu quero continuar ajudando eles. Quando eu for adulta, eu vou continuar dando comida pra todos”, diz.