Líder São Paulo coleciona marcas expressivas no Brasileirão: maior pontuação, melhor visitante…

0
Foto: Marcos Ribolli

Tricolor ainda tem ótima média como mandante e melhor campanha após a Copa do Mundo

Atual líder, o São Paulo coleciona marcas expressivas no topo da tabela do Brasileirão. A campanha de dez vitórias, cinco empates e duas derrotas é a melhor do Tricolor na era dos pontos corridos.

Pela primeira vez, desde 2003, o São Paulo atingiu 35 pontos em 17 jogos. Nem mesmo nos anos em que foi campeão nesse formato, no triênio 2006, 2007 e 2008, o desempenho foi tão bom.

Nos dois primeiros títulos, o Tricolor estava com 34 pontos na 17ª rodada, na primeira colocação. E, no terceiro, tinha 30, em quarto lugar.

Além disso, outras estatísticas ajudam a explicar a liderança do São Paulo. Nas cinco rodadas depois da Copa do Mundo, por exemplo, nenhum outro time somou tantos pontos quanto o Tricolor.

Foram cinco partidas, com quatro vitórias (Flamengo, Corinthians, Cruzeiro e Vasco) e uma derrota (Grêmio). Os 12 pontos nesse período fizeram o time arrancar para a liderança.

Diego Aguirre conseguiu dar nova identidade ao São Paulo, que no ano passado brigou contra o rebaixamento (Foto: Marcos Ribolli)
Diego Aguirre conseguiu dar nova identidade ao São Paulo, que no ano passado brigou contra o rebaixamento (Foto: Marcos Ribolli)

A boa campanha em casa também é expressiva: o São Paulo é dono da melhor média jogando como mandante, ao lado do Internacional. Em número de pontos, o Flamengo é superior.

O time carioca, vice-líder do Brasileirão, conquistou 22 pontos em nove jogos como mandante, com média de 81,4%. São Paulo e Inter, com oito partidas em casa, têm 20 pontos cada, média de 83,3%.

O que mais surpreende no São Paulo, porém, é o fato de o time ter o melhor desempenho fora de casa. São 15 pontos em nove jogos, média de 55,5%.

A próxima partida, aliás, será como visitante. O Tricolor encara o Sport, domingo, às 16h, na Ilha do Retiro. Para manter a liderança sem depender de outros resultados, o São Paulo tem de vencer.