Levantamento coloca Catanduva em risco de surto de dengue neste ano

0
Agente de saúde fiscaliza casa em Catanduva (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Avaliação de Densidade Larvária mostrou número acima do aceitável.
Prefeitura faz ações para combater o mosquito Aedes aegypti.

Dados sobre a infestação das larvas do mosquito Aedes aegypti colocam Catanduva (SP) em risco de surto de dengue neste ano. O resultado da Avaliação de Densidade Larvária de janeiro foi divulgado pela Secretaria de Saúde.

 A avaliação aponta para o índice de 5,2% de infestação, bem acima do tolerável pela Organização Mundial de Saúde, que é de 1%. Na última avaliação, realizada em novembro do ano passado, o índice já se encontrava em 3,2%, ou seja, em estado de alerta para dengue.

Na etapa atual, os agentes de endemias passaram por 7.195 imóveis, divididos em cinco áreas da cidade, mas quase a metade não foi vistoriada por estar fechada no momento da inspeção. A avaliação é feita três vezes ao ano.

Para combater as doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, o vírus da zika e a chikungunya, a Secretaria de Saúde traçou um plano de ações para o enfrentamento da infestação. “Serão adotadas ações por toda a cidade com foco inicial nas áreas onde o índice larvário se encontra maior e posteriormente os locais que apresentaram índice menor”, afirma o secretário de Saúde, Ronaldo Gonçalves Júnior.

Mutirões para retirada de materiais inservíveis e o plantão de combate ao vetor aos sábados já estão sendo realizados.

DEIXE UMA RESPOSTA