Leandro Mazzini

0
leandreo mazzini - jornal bom dia

Clã Calheiros

O comando da campanha de Fernando Haddad (PT) traça estratégias para chegar ao final do 1º turno empatado ou a frente do adversário Jair Bolsonaro (PSL). Mapeou os locais onde o PT tem histórico de vitórias, como em Alagoas. Caciques petistas pediram ao clã Calheiros (Renan pai e filho) para reforçar a campanha, em especial nos rincões, para reverter o atual quadro de derrota de Haddad. Alagoas é o único Estado no Nordeste onde Bolsonaro está à frente do petista.

Cenário

Com o controverso apoio do PT, Renan Filho (MDB) lidera a corrida ao governo de Alagoas. Com o apoio petista, Renan Calheiros lidera a corrida à reeleição ao Senado. Debandada No Rio de Janeiro, candidatos a deputados pelo PDT, de Ciro Gomes, e pelo PR – do Centrão que apoia Alckmin (PSDB), já pedem votos para Bolsonaro em ‘santinhos’.

Tchau, Alckmin

Um dos caciques do DEM em Minas Gerais, com votos comprovados em mais de 400 cidades no Estado, o ex-deputado Lael Varella pede em vídeo votos para Bolsonaro.

Datafrevo 1

É plausível estranhar a ascensão meteórica de Fernando Haddad (PT) nas pesquisas Datafolha divulgadas nos dias 21 e 28 de setembro, nas quais apareceu com 16% e 22%, respectivamente. Levantamento da Coluna mostra que o instituto tem um fetiche por Pernambuco, Estado onde o PT sempre teve massa de votos. O Datafolha concentrou boa parte das entrevistas dessas duas rodadas no Estado nordestino.

Datafrevo 2

Na pesquisa BR-08687/2018, do dia 28, sexta passada, Pernambuco surge com terceiro  maior número de cidades pesquisadas no País: 56 (ou 30.4% dos municípios do Estado), e proporcionalmente em 2º lugar na lista como Estado mais pesquisado.

Ah, bom..

Segundo um dos responsáveis pelo Datafolha, Jean Souza, o instituto usou Pernambuco como uma das bases diante da demanda de sondagens encomendadas para o Governo do Estado, uma praxe nacional. Ou seja, foi por otimização de custos. As pesquisas foram encomendadas pela Folha e pela Globo.

Atrasadão

Após anos, o Planalto encerrou dois cabidões de aspones no Decreto 9.512: extinguiu os comitês gestores da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Cola..

A cinco dias das eleições, a militância virtual de Bolsonaro (PSL) disparou longa lista com os nomes e números de candidatos em todo o País “oficialmente” apoiados pelo comando nacional da campanha. O documento, ao qual a Coluna teve acesso, chama-se “Time Bolsonaro Brasil” e tem algumas curiosidades.

..eleitoral

Para governadores, a orientação é de voto em candidatos do PSL, PSC e PRTB. Uma das exceções na lista é Ronaldo Caiado, candidato do DEM ao Governo de Goiás. Em alguns Estados como Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, algumas opções de voto para senadores e governadores aparecem em branco.

Equilíbrio social

O governador Luiz Fernando Pezão, do Rio, sancionou a lei que prorroga por mais 10 anos o sistema de cotas para ingresso em universidades estaduais. Um dos defensores da cota, mesmo antes de ocupar o cargo, é o secretário de Educação Wagner Victer. E vem da rede estadual a maioria dos beneficiados.