fbpx
Jornal diz que Brasil voltará a pensar em corrupção e violência na...

Jornal diz que Brasil voltará a pensar em corrupção e violência na ‘ressaca olímpica’

0

Jornal dos Estados Unidos avalia Olimpíada
O site do jornal americano Chicago Tribune afirmou, nesta quinta (19), que o Brasil organizou a Olimpíada de um modo melhor do que o esperado. Há razões para comemorar, de acordo com o texto: não houve uma “crise do zika” e a judoca brasileira Rafaela Silva, da Cidade de Deus, ganhou o primeiro ouro do país na Rio 2016. No entanto, o jornal alerta para o que ocorrerá após o fim do evento esportivo, no domingo (21): “os apitos do samba vão voltar para o armário e o Rio estará em uma ressaca olímpica”.

De acordo com a previsão do jornal, os brasileiros voltarão para a vida cotidiana, com “bolsas nos olhos”, e terão de acompanhar o desfecho do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Michel Temer, segundo o Chicago Tribune, parece não agradar a população, já que foi vaiado na cerimônia de abertura, no Maracanã. Há, ainda, a “corrupção endêmica” e escândalos como o da Petrobras.

O texto afirma também que o Brasil era uma nação promissora nos anos 2000, mas está atualmente “em sua pior recessão das últimas décadas”. A violência, “associada ao tráfico nas favelas”, é outro problema apontado no texto: são mencionados como o crescimento no número de assassinatos e a morte do soldado que entrou por engano em uma comunidade do Rio de Janeiro.

O Brasil pode sair dessa Olimpíada se sentindo muito bem – “coisa de que muitos duvidavam”, afirma o texto. Houve momentos como as medalhas de Simone Biles e os feitos de Phelps e Bolt. “O cataclismo não se concretizou”, diz a publicação. “Maravilhoso, Brasil!” Mas logo vem o lamento: “O mundo vai embora do Rio, deixando para trás um país tomado pela corrupção, pelo crime, pela crise econômica e pela poluição da água”, diz o texto.  “A esperança é que as lideranças brasileiras consigam enfrentar esses flagelos de maneira contundente, depois que os holofotes do mundo olharem para outro lado.”

DEIXE UMA RESPOSTA

%d blogueiros gostam disto: