Jales e Catanduva registram casos de meningite viral

0

Cada cidade registrou seis casos da doença neste ano.
Meningite viral é o caso menos grave da doença.

Seis crianças tiveram meningite viral neste ano em Jales (SP), segundo a Secretaria de Saúde da cidade. Deste total, quatro estudam em uma mesma escola e os pais estão preocupados com os casos, mesmo sendo a meningite viral, considerada menos grave que a bacteriana.

Por isso, a Secretaria da Saúde chamou os pais para uma reunião e reforçou cuidados para evitar a transmissão da doença. As crianças estudam em uma escola municipal. A Secretaria de Saúde de Jales diz que, apesar do aumento de casos de meningite registrados neste mês, a cidade não vive um surto da doença.

Mesmo assim, a secretaria pede para os moradores reforçarem os cuidados com a higiene, para evitar que outras pessoas fiquem doentes.  “A higiene tem de vir de casa, lavando as mãos, passar álcool gel, depois de ir ao banheiro, antes de comer. O município está em alerta e os cuidados tem de ser mantidos”, afirma Patrícia Albarelo, chefe de gabinete da Secretaria de Saúde.

Todos os casos registrados em Jales são de meningite viral. A pediatra Marília Varella Malta diz que é o tipo mais comum nesta época do ano e que, não é tão grave quanto a meningite bacteriana. “A meningite é sempre algo que ficamos preocupados, mas as virais são mais tranquilas, o quadro dura sete dias e nesse período vai melhorando sozinho, como se fosse uma gripe mesmo”, diz.

A diferença entre meningite viral e bacteriana é a seguinte: a meningite viral a pessoa tem febre, dor de cabeça, rigidez na nuca, falta de apetite, irritação. Já a bacteriana os sintomas são febre alta, mal-estar,  vômitos, dor de cabeça forte, dor no pescoço, manchas avermelhadas

Catanduva
A cidade de Catanduva (SP) também registrou casos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2017 foram notificados seis casos de meningite. Até agora, as quatro confirmações são do tipo viral da doença. Ainda são aguardados resultados de dois exames. Com relação ao ano passado, o balanço aponta para o registro de 28 casos de meningite viral e outros dois casos de meningite meningocócica.

Meningite (Foto: Arte/G1)

DEIXE UMA RESPOSTA