Hospital da Mulher deixa de fazer partos em Araçatuba

0

Mudança ocorreu após Ministério Público apontar irregularidades em contrato. Serviço será encaminhado para a Santa Casa por 30 dias.

O Hospital da Mulher de Araçatuba (SP) não deverá mais fazer partos a partir desta quinta-feira (7). A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, que anunciou que os acompanhamentos às gestantes e partos serão realizados na Santa Casa da cidade até dia 6 de outubro. Os atendimentos que eram realizados no Hospital da Mulher foram transferidos após uma decisão judicial.

O Ministério Público apontou irregularidades no contrato entre a prefeitura e a organização social que administra o hospital. Uma das irregularidades é a cobrança de uma taxa de R$ 30 mil, que era paga pela prefeitura à associação para que o serviço ficasse sob o comando do município.

Secretária de Saúde de Araçatuba garante que haverá plantão obstétrico na Santa Casa (Foto: Reprodução/TV TEM)
Secretária de Saúde de Araçatuba garante que haverá plantão obstétrico na Santa Casa (Foto: Reprodução/TV TEM)

De acordo com a secretária de Saúde de Araçatuba, Carmem Guariente, o serviço realizado na Santa Casa será da mesma forma como o do Hospital da Mulher. “No período de 7 de setembro, a partir das 19h, a 6 de outubro, o serviço passará a ser realizado na Santa Casa. Lá, haverá plantão obstétrico para atender tanto as gestantes que tiverem alguma intercorrência como aquelas que já estiverem prontas para o parto”, explica.

No período, o Hospital da Mulher vai realizar apenas exames de mamografia e atendimento no banco de leite, além de serviços administrativos. Nos 30 dias a prefeitura pretende eleger a nova organização e fazer um novo contrato de acordo com o que determina a Justiça.