Histórico em Campinas favorece Ponte, mas coincidência inspira Corinthians

0
Em 2016, Clayson, hoje no Timão, fez um dos gols da vitória da Ponte por 2 a 0 (Foto: Marcos Ribolli)

Times já fizeram 14 jogos no Majestoso pela elite nacional;

Ponte Preta e Corinthians fazem, domingo, às 17h, no Moisés Lucarelli, um duelo crucial para suas pretensões na reta final do Campeonato Brasileiro. Cada um de um ângulo diferente e por interesses próprios, pontepretanos e corintianos têm motivos para se agarrar no retrospecto entre os times nas partidas em Campinas pela Série A.

De um lado, o histórico em casa no confronto favorece a Macaca. Do outro, uma coincidência simbólica serve de inspiração para o Timão. Será o 15º confronto entre eles no Majestoso pela elite nacional.

Até aqui, a Macaca tem ampla vantagem, com sete vitórias. Foram ainda cinco empates e apenas dois triunfos dos visitantes. Acontece que, nas duas vezes que ganhou em Campinas, o Timão, além de ter feito cinco gols, terminou o ano como campeão nacional.

De lá para cá, a Macaca construiu uma invencibilidade de cinco jogos contra o Corinthians em Campinas pelo Brasileirão, com quatro vitórias e um empate (veja na tabela abaixo todos os resultados). Nesse período, os clubes também fizeram uma partida pela Série B do Brasileiro no Majestoso, em 2008, com placar de 1 a 1.

Histórico de Ponte x Corinthians em Campinas pelo Brasileirão

2016 – Ponte 2 x 0 Corinthians
2015 – Ponte 2 x 2 Corinthians
2013 – Ponte 2 x 0 Corinthians
2012 – Ponte 1 x 0 Corinthians
2016 – Ponte 3 x 2 Corinthians
2005 – Ponte 3 x 5 Corinthians
2004 – Ponte 3 x 2 Corinthians
2003 – Ponte 3 x 3 Corinthians
2001 – Ponte 2 x 2 Corinthians
1998 – Ponte 4 x 5 Corinthians
1896 – Ponte 1 x 1 Corinthians
1981 – Ponte 2 x 1 Corinthians
1977 – Ponte 2 x 1 Corinthians
1976 – Ponte 1 x 1 Corinthians

A última lembrança de um jogo entre os times em Campinas, porém, é positiva para os corintianos. Foi pela final do Campeonato Paulista deste ano, quando o Timão, com dois gols de Rodriguinho e um de Jadson,bateu a Macaca por 3 a 0 e encaminhou a conquista do título estadual.

Desta vez, as equipes se reencontram com objetivos opostos na tabela, mas têm em comum a necessidade de reabilitação. A Macaca luta contra o rebaixamento, enquanto o Corinthians busca o título.

Rodriguinho brilhou em vitória sobre a Ponte na final do Paulistão (Foto: Agência Estado)
Rodriguinho brilhou em vitória sobre a Ponte na final do Paulistão (Foto: Agência Estado)

Ainda que lidere o campeonato, o Timão perdeu dois últimos três jogos e viu a distância para os concorrentes Palmeiras e Santos cair para seis pontos.

Já a Ponte, sem vencer há quatro rodadas, está afundada na zona de rebaixamento e precisa de cinco vitórias nos últimos oito compromissos para escapar. Ou seja: a pressão estará por todos os lados do Majestoso neste domingo.