Fumacê passa por quatro bairros da Região Sul

0
Foto: SCMS

Nesta terça-feira, 16 de abril, o Fumacê vai passar por quatro bairros da Região Sul de Rio Preto: Higienópolis, Jardim Walkiria, Parque Estoril e Nosso Senhor do Bonfim. A nebulização chega a décima terceira etapa, e é uma das estratégias da Secretaria de Saúde de Rio Preto para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A aplicação do inseticida será feita por três dias consecutivos, entre 18h e 22h. Não haverá vistoria dentro das residências no horário.

Recomendações:

Para garantir maior eficiência no trabalho e proteção da população, a Vigilância Ambiental orienta que durante a nebulização noturna, os moradores deixem portas e janelas abertas, inclusive dos apartamentos, assim o inseticida alcança o interior da casa. Os animais domésticos devem ser protegidos, por isso é necessário removê-los do local ou cobrir gaiolas e aquários com panos úmidos.

As roupas devem ser retiradas do varal e os alimentos e vasilhames de cozinha que estiverem sobre as mesas devem ser guardados. Pessoas acamadas, recém-nascidos e alérgicos devem sair da área de aplicação ou permanecer em um cômodo da casa, com a porta fechada e um pano úmido na soleira da porta.

Dúvidas e informações:

Em caso de dúvidas e informações quanto ao Fumacê ou ao trabalho dos agentes de saúde, moradores podem recorrer à Ouvidoria da Secretaria de Saúde, pelo telefone 0800 770 58 70, ou ainda pelo email sms.ouvidoria@riopreto.sp.gov.br. Em ambas as formas de comunicação, o sigilo do morador é garantido.