FIT tem mais de 750 inscrições para a edição deste ano em Rio Preto

0
Peça Caliban durante apresentação no FIT em Rio Preto em edições anteriores — Foto: Pedro Isaias Lucas/Divulgação/Arquivo

O Festival Internacional de Teatro, o FIT, de São José do Rio Preto (SP) teve 687 inscritos de todas as regiões do Brasil, além de 48 obras internacionais, de países como Nicarágua e Sérvia, e 20 inscritos locais.

Na edição deste ano, o FIT completa 50 anos e recebeu 129 inscrições a mais do que no ano passado. Em 2019, o FIT Rio Preto será realizado de 4 a 13 de julho.

Todas as regiões brasileiras inscreveram espetáculos na categoria Nacional. São projetos de 18 Estados e do Distrito Federal. No total foram 687 inscrições, sendo 454 na categoria Adulto, 142 na categoria Criança e 91 na categoria Rua.

Na categoria Internacional, o FIT recebeu inscrições de espetáculos de 28 cidades, correspondentes a 16 países diferentes. Só da Argentina, foram 19, além de México (6), Espanha e Uruguai (4 cada) e, da Bolívia (3). Chile, Colômbia, Cuba, Inglaterra, Itália, Nicarágua, Paraguai e Sérvia têm uma inscrição cada.

O FIT leva aos palcos, às ruas e aos espaços alternativos da cidade diferentes espetáculos por meio das artes cênicas. Criado em 1969, como Festival Nacional de Teatro Amador, em 2001 ampliou suas fronteiras e assumiu dimensão internacional, a partir da parceria entre seus realizadores.

O trabalho da curadoria do FIT Rio Preto 2019 já começou. A equipe responsável por selecionar os trabalhos para o FIT Rio Preto 2019 é composta por três integrantes ligados ao meio teatral e cultural.