FIT chega ao penúltimo dia em Rio Preto com seis espetáculos

0
Cena do espetáculo 'Quando Quebra Queima' — Foto: Mayra Azzi/Divulgação

‘Quando Quebra Queima’ é um dos destaques desta sexta-feira. Festival termina neste sábado.

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP), o FIT, chega nesta sexta-feira (12) no seu penúltimo dia de apresentações. Um dos destaques do dia é a peça “Quando Quebra Queima”, da cia Coletiva Ocupação, de São Paulo.

O espetáculo será encenado às 19h, na Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro Santo Antonio. A montagem é construída por estudantes que viveram o processo de manifestações do movimento secundarista entre 2015 e 2016, e que deslocam para a cena a experiência que tiveram dentro das escolas.

Ainda há ingressos disponíveis para o espetáculo. Em cena, 15 atores mostram a perspectiva de quem viveu o dia a dia dentro do movimento. A peça é uma “dança-luta” coletiva construída a partir das experiências de cada performer.

Além desta apresentação, o FIT traz espetáculos de graça para o público. Um deles é “Mary e os Monstros Marinhos”, da Companhia Delas de Teatro, de São Paulo. A peça é infanto-juvenil e a apresentação será no Teatro Waldemar de Oliveira Verdi – Sesi, às 15h, com retirada de ingressos 1h antes. Em cena, a história de Mary Anning, famosa paleontóloga que viveu na Inglaterra no início do século XIX.

Outro espetáculo de graça é a performance urbana “Cegos”, do Desvio Coletivo, de São Paulo, que terá início às 15h, na Represa Municipal (Lago 2). A obra propõe uma reflexão sobre do modo de vida da sociedade e traz homens e mulheres, em trajes sociais, cobertos de argila e de olhos vendados.

O Festival Internacional de Teatro ainda tem outros três espetáculos nesta sexta-feira, mas com ingressos já esgotados. Às 19h, no Teatro do Sesc, tem “Lugar da Chuva”, do Frêmito Teatro e Agrupamento Cynétiko. O internacional “Romeo y Julieta de Aramburo”, do Kiknteatr, da Bolívia, será apresentado às 21h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. No Ginásio do Sesc, às 21h30, será encenado “Monstra”, de Elisabete Finger e Manuela Eichner, de São Paulo. Esse último espetáculo ainda tem ingressos para a sessão de sábado (13).