Fiéis fazem romaria em homenagem ao Bom Senhor Jesus de Castores

0
Público lota espaço para acompanhar a primeira celebração da noite (Foto: Reprodução / TV TEM)

.

 Caminhada é entre Rio Preto e Onda Verde (SP) e é tradicional.
São esperadas 80 mil pessoas durante festa, que celebra 107 anos.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

A romaria de Castores, uma das manifestações católicas mais tradicionais da região noroeste paulista, será na madrugada deste sábado (6) e deve reunir mais de 80 mil pessoas durante a festa. Todos os anos, fiéis percorreram cerca de 20 quilômetros entre São José do Rio Preto (SP) e Onda Verde (SP) para acompanhar o início das celebrações realizadas no Santuário Bom Jesus dos Castores, que neste ano celebra 107 anos de evento religioso.

Em grupo, os peregrinos vão percorrer as margens da rodovia Transbrasiliana (BR-153) e seguirá pela estrada vicinal que leva até Castores. Pelo caminho, voluntários oferecem água e lanches aos romeiros. A Polícia Rodoviária vai fazer o patrulhamento durante toda a caminhada até o santuário.

A primeira missa em Castores será à meia-noite com participação do bispo de Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva. São esperados jovens de toda a região e para a concentração foi proposto o tema: “Os jovens no caminho do Senhor Bom Jesus transformam a sociedade e promovem a Misericórdia”.

Além da Missa à meia noite, os fiéis contarão com outros nove horários de celebração, que ocorrem de duas em duas horas até às 17h, quando o bispo retorna ao altar para o encerramento da festa, com missa seguida de procissão.

Quermesse
Nesta sexta-feira (5), a partir das 20 h, e no sábado (6), durante todo o dia, e no domingo, das 10 às 16h, a comunidade promoverá a tradicional quermesse. Os peregrinos contarão com a oferta de comidas variadas, disponíveis em barracas ao redor do recinto. No sábado, a partir das 18h, será realizado leilão de gado e prendas vivas. O encontro, que acontecerá ao lado do Salão de Festas, terá a renda revertida para as obras do Santuário.

Batizados
No domingo (7), às 10 h, serão realizados batizados. Os interessados podem se informar na secretaria da Paróquia de Onda Verde pelos telefones (17) 3268-1119 ou (17) 99665-6449 com Helen.

Serviço
Horário das missas da 107ª Festa de Castores. A primeira será à meia-noite de sexta (5) para sábado (6) com o bispo dom Tomé Ferreira da Silva. 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14, 15h30 e 17 h. Esta última será celebrada pelo bispo e encerrada com procissão.

 

DEIXE UMA RESPOSTA