Falta vacina contra a gripe em cidades do noroeste paulista

0
Falta vacina em cidades como Santa Fé do Sul (Foto: Reprodução/TV TEM)

Cidades são Três Fronteiras (SP), Rubinéia, Santana da Ponte Pensa, Santa Rita D’Oeste, Nova Canaã Paulista, Meridiano, Santa Clara D’Oeste, Ilha Solteira, Sud Menucci e Santa Fé do Sul.

Está faltando a vacina contra gripe, mesmo durante a Campanha Nacional de Vacinação, em várias cidades do noroeste paulista.

As cidades são Três Fronteiras (SP), Rubinéia, Santana da Ponte Pensa, Santa Rita D’Oeste, Nova Canaã Paulista, Meridiano, Santa Clara D’Oeste, Ilha Solteira, Sud Menucci e Santa Fé do Sul.

Em Santa Fé do Sul, a situação é mais complicada porque a cidade tem 20 moradores com H1N1 e um com influenza “B”. Muitas pessoas foram se vacinar na manhã desta sexta-feira (4), mas as doses acabaram.

“A prefeitura tem solicitado mais doses ao município, e dia 27 recebemos doses que seriam suficiente para a segunda etapa, mas as doses terminaram. Algumas cidades nos cederam algumas doses, mas mesmo assim as vacinas acabaram”, afirma a enfermeira responsável pela imunização, Drielen Bertolassi.

De acordo com a enfermeira, a previsão é que as novas doses cheguem na segunda-feira (7). A população terá de voltar para a sala de vacina para regularizar a situação.

O Ministério da Saúde informou que as faltas pontuais nos postos de saúde podem ser explicadas por questões logísticas, uma vez que cada unidade de saúde tem uma capacidade máxima de armazenamento de doses. É um período entre o término do estoque local e o seu reabastecimento.