Exposição em Marília retrata as cores da Folia de Reis

0
Exposição conta a história da Folia de Reis

Até o dia 30 de julho o público poderá conferir no Sesi Marília (SP) a exposição Folia de Reis, do fotógrafo João Thiago. O artista acompanhou quatro edições do Encontro Nacional de Folia de Reis, que acontece anualmente na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, onde se apresentam companhias de várias regiões do Brasil.

O resultado desse trabalho está disponível para visitação gratuita de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e aos sábados das 8h às 16h30.

Folia de Reis

A tradição religiosa reconta com muita cor e alegria a viagem dos três reis magos, guiados pela estrela de Belém, em busca do local de nascimento do menino Jesus. Mais ensaísta do que documental, as fotos criam uma narrativa com imagens sobre a transferência de uma cultura rural para o meio urbano.

Entre os personagens, destaque para o palhaço, figura fantástica característica da Folia de Reis brasileira, e para os músicos, cuja tocada percussiva mostra o contorno africano da festa. O elemento feminino está presente nos figurinos e as mulheres começam, recentemente, a aparecer nos grupos, tradicionalmente só de homens.