Estudantes de Leme, SP, conquistam medalhas de bronze na Olimpíada de Matemática na Tailândia

0
Estudantes de Leme ganham medalha de bronze na Tailândia (Foto: Arquivo pessoal)

Competição reuniu 1,5 mil jovens de 16 países em Bangcoc.

Três alunos do 3º ano do ensino médio de Leme (SP) conquistaram duas medalhas de bronze uma menção honrosa na Ásia International Mathematical Olympiad (AIMO), olimpíada de matemática que terminou na terça-feira (7) em Bangcoc (Tailândia). A competição reuniu 1,5 mil estudantes de 16 países.

Doze alunos da Escola Técnica Estadual Deputado Salim Sedeh foram selecionados para a competição internacional após conquistarem medalhas de ouro estadual e prata nacional na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras em abril deste ano.

Os estudantes precisavam de R$ 150 mil para pagar as inscrições e as demais despesas com passagens e hospedagens. Para isso, eles criaram uma vaquinha virtual e contaram com ajuda de familiares, amigos e empresários da cidade. Como conseguiram apenas R$ 44 mil do valor que almejavam, eles fizeram uma votação para escolher os três alunos que viajariam com o professor Rafael Vedovoto Zoccoler.

“Levamos em conta os conhecimentos matemáticos, esforços durante a fase de arrecadação e fluência na língua inglesa”, explicou Samuel Henrique de Almeida, de 17 anos, um dos ganhadores da medalha de bronze.

Estudantes com o professor de Leme na competição na Tailândia (Foto: Arquivo pessoal)
Estudantes com o professor de Leme na competição na Tailândia (Foto: Arquivo pessoal)

Dificuldade

O estudante contou que teve duas horas para resolver a prova com 30 problemas apresentados em inglês e chinês. “Na questão de dificuldade, assemelha-se à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), com uma complexidade um pouco maior ao combinar diversas áreas da matemática em um único problema”, disse.