Estudante brasileiro que sofreu AVC na Colômbia deixa o hospital

0
O estudante Lucas Assumpção teve um AVC na Colômbia e família criou campanha para trazer o jovem de volta (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo o irmão, ele apresentou melhora, mas continua com partes do corpo paralisadas. Família ainda não sabe quando Lucas Junqueira poderá retornar ao país.

O estudante brasileiro de 27 anos que sofreu um Acidente Vascular Cerebral durante intercâmbio na Colômbia no último dia 10 de agosto recebeu alta hospitalar neste fim de semana. Lucas Junqueira Assumpção , que é de Tupã (SP), estava internado em uma clínica particular em Bogotá desde o dia em que sofreu o AVC, durante a aula na Universidade Nacional da Colômbia.

A família iniciou uma campanha na internet para conseguir arcar com os custos do tratamento médico que já passava de R$ 15 mil, além de tentar trazê-lo para o Brasil, o que até então só seria possível com um voo com suporte médico.

O irmão de Lucas, Matheus Junqueira Assumpção, está em Bogotá desde o dia 12 de agosto e acompanha a recuperação do irmão. Os dois estão hospedados na casa de amigos e ainda não há uma previsão de quando poderão voltar para o Brasil.

“Ainda não sabemos quando vamos voltar para o Brasil. Nesta terça-feira (22), o Lucas vai passar pela consulta no neurologista mais uma vez e ele deverá nos dar mais informações sobre o que precisamos para poder fazer essa viagem. É o que mais me preocupa neste momento, podermos voltar para casa.”

A causa do AVC, segundo Matheus, ainda não foi descoberta pelos médicos da Colômbia e ele deverá continuar o tratamento e também a pesquisa sobre o que pode ter provocado o acidente vascular no Brasil.

“Eles estavam investigando a questão da má formação congênita que ele tem no coração que causou o acúmulo de bactérias no órgão, mas não chegou a uma conclusão. Ele vai ter que continuar o tratamento no Brasil, com fisioterapia e também nos orientaram também a procurar um hematologista.”

Estudante brasileiro que sofreu AVC na Colômbia deixa o hospital
Estudante brasileiro que sofreu AVC na Colômbia deixa o hospital

Ainda segundo Matheus, Lucas está bem apesar de algumas sequelas como a paralisação em parte do rosto e no braço, mas ele está se recuperando. Ele inclusive postou um vídeo de Lucas já na casa das amigas colombianas durante o jantar. No vídeo, Lucas agradece o apoio de todos. “Muito obrigada pessoal, eu já estou bem”, diz ele na gravação. (Veja o vídeo acima).

Entenda o caso

Lucas estuda geografia na USP e viajou para Colômbia para fazer um curso de especialização na área durante seis meses, ele ficaria no país até o final do ano, mas após duas semanas de intercâmbio ele sofreu o AVC.

Como o seguro de vida contratado pelo estudante não cobria as despesas médicas, a família teve que recorrer a uma campanha nas redes sociais e com o valor das doações, Matheus conseguiu viajar para Colômbia para acompanhar a recuperação do irmão. s amigos do estudante também estão pedindo doações pelas ruas da cidade, e o apelo está até em um cartaz na frente da casa da família. Pela campanha na internet a família conseguiu levantar até esta segunda-feira (21) pouco mais de R$ 13 mil.

Por meio de nota, o Itamaraty alega que a embaixada está acompanhando o caso, mas que não está autorizada a divulgar mais detalhes. Também consultada, a USP disse que está ajudando com todas as informações e trâmites institucionais. O irmão de Lucas disse também que a Universidade Nacional da Colômbia está estudando a possibilidade de incluir o estudante em um plano de saúde que existe para os alunos, na tentativa de cobrir os custos médicos.

Lucas se recupera na casa de amigos em Bogotá  (Foto: Matheus Junqueira / Arquivo pessoal )
Lucas se recupera na casa de amigos em Bogotá (Foto: Matheus Junqueira / Arquivo pessoal )