Observatório da Unesp oferece atividade gratuita para o evento que acontece nesta sexta-feira (16) à tarde e terá cerca de três horas de duração. Atividade é gratuita, mas depende das condições do tempo.
O Observatório de Astronomia da Unesp de Bauru (SP) vai disponibilizar telescópios para observação do eclipse lunar parcial, que acontece nesta terça-feira (16), a partir das 17h30. A estrutura estará montada no estacionamento de um supermercado na zona sul da cidade.
O fenômeno desta terça-feira será parecido com o que o Brasil conseguiu ver em janeiro deste ano.
Um eclipse parcial da Lua ocorre quando parte dela entra na sombra da Terra. Nesta terça, a Lua Cheia começará a entrar na sombra da Terra às 17h01, mas ainda estará abaixo do horizonte.
Somente por volta das 17h43, quando a Lua nascer, é que ela poderá ser visualizada, já com o eclipse em andamento. O fenômeno completo terá duração de cinco horas e 33 minutos.
O instante máximo do eclipse será às 18h30 quando a Lua Cheia ficará cerca de 65% encoberta, até que às 20h ela sai completamente da sombra, finalizando o evento. O eclipse coincide com o aniversário de 50 anos da chegada do homem à Lua.
O Observatório Didático de Astronomia disponibilizará alguns telescópios para a população observar a Lua até às 20h. O evento é gratuito, não é necessário agendamento e as observações dependem das condições atmosféricas.
Serviço
Observação do eclipse Lunar parcial
- Quando: terça-feira (16), a partir das 17h
- Onde: estacionamento do Walmart de Bauru (Avenida, R. Chaim Mauad, 2.100)
- Quanto: grátis