Estacionamento de mercado em Bauru ganha posto de observação do eclipse lunar parcial

0
Eclipse parcial na lua em 2018, no céu do Rio de Janeiro — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Observatório da Unesp oferece atividade gratuita para o evento que acontece nesta sexta-feira (16) à tarde e terá cerca de três horas de duração. Atividade é gratuita, mas depende das condições do tempo.

O Observatório de Astronomia da Unesp de Bauru (SP) vai disponibilizar telescópios para observação do eclipse lunar parcial, que acontece nesta terça-feira (16), a partir das 17h30. A estrutura estará montada no estacionamento de um supermercado na zona sul da cidade.

O fenômeno desta terça-feira será parecido com o que o Brasil conseguiu ver em janeiro deste ano.

Um eclipse parcial da Lua ocorre quando parte dela entra na sombra da Terra. Nesta terça, a Lua Cheia começará a entrar na sombra da Terra às 17h01, mas ainda estará abaixo do horizonte.

Somente por volta das 17h43, quando a Lua nascer, é que ela poderá ser visualizada, já com o eclipse em andamento. O fenômeno completo terá duração de cinco horas e 33 minutos.

O instante máximo do eclipse será às 18h30 quando a Lua Cheia ficará cerca de 65% encoberta, até que às 20h ela sai completamente da sombra, finalizando o evento. O eclipse coincide com o aniversário de 50 anos da chegada do homem à Lua.

O Observatório Didático de Astronomia disponibilizará alguns telescópios para a população observar a Lua até às 20h. O evento é gratuito, não é necessário agendamento e as observações dependem das condições atmosféricas.

Serviço

Observação do eclipse Lunar parcial

  • Quando: terça-feira (16), a partir das 17h
  • Onde: estacionamento do Walmart de Bauru (Avenida, R. Chaim Mauad, 2.100)
  • Quanto: grátis