Enguia é resgatada de garrafa pet por mergulhadores em mutirão de limpeza no rio Tietê

0
Enguia ficou presa em garrafa pet (Foto: Arquivo Pessoal)

Animal foi resgatado e devolvido ao rio na prainha de Ubarana (SP). No ano passado, cerca de cinco toneladas de lixo foram recolhidas pelos voluntários.

Um grupo de mergulhadores voluntários resgatou neste fim de semana uma enguia que estava presa a uma garrafa pet no rio Tietê, na prainha de Ubarana (SP). Os nadadores se reuniram para fazer uma faxina na água.

O animal foi resgatado e devolvido ao rio pelos próprios mergulhadores, que frequentemente faz esse tipo de limpeza no local. Somente no ano passado, foram retirados cerca de cinco toneladas de lixo da região da prainha.

Segundo o mergulhador amador e idealizador do projeto, Flávio Garcia Leal, é possível encontrar de tudo nas águas do rio, inclusive produtos que demorariam centenas de anos para se decompor no meio ambiente.

“Encontramos cadeira de metal, latinhas, garrafas pets, tambor de plástico, tudo que você imaginar”, diz Flávio.

Para a bióloga Sheila Silva, que também acompanhou o mutirão de limpeza, esse tipo de trabalho é importante para a manutenção do rio. “A grande quantidade de materiais jogados em locais errados pelos turistas representa um perigo para a fauna e flora que vivem na região”, diz.

Enguia foi solta na água novamente após o resgate (Foto: Arquivo Pessoal)
Enguia foi solta na água novamente após o resgate (Foto: Arquivo Pessoal)
Quantidade de lixo encontrada é grande no rio Tietê em Ubarana (Foto: Reprodução / TV TEM)
Quantidade de lixo encontrada é grande no rio Tietê em Ubarana (Foto: Reprodução / TV TEM)