Emdurb quebra contrato com 2ª colocada na licitação da coleta de lixo em Bauru

0
Prefeitura de Bauru está com apenas 12 caminhões fazendo a coleta do lixo — Foto: TV TEM/Reprodução

Empresa que aluga caminhões para coleta deveria entregar seis veículos, mas entregou apenas três. Atualmente, Emdurb conta com frota de 12 caminhões e, por isso, serviço está defasado.

A Emdurb rescindiu, nesta terça-feira (4), o contrato com a segunda empresa responsável por alugar caminhões da coleta de lixo em Bauru (SP).

A decisão já tinha sido tomada no dia 21 de novembro, depois que mais da metade dos caminhões que fazem parte da frota quebraram e o serviço foi afetado. Atualmente, a Emdurb tem 18 caminhões próprios. Desses, seis continuam quebrados, portanto, apenas 12 estão em funcionamento.

A empresa que realizava o serviço para a prefeitura foi procurada pra ampliar a frota alugada. Ela deveria entregar seis caminhões, mas entregou apenas três. Portanto, o contrato foi rompido.

Segundo a Emdurb, a terceira empresa que participou da licitação está em negociação para alugar mais 10 caminhões. No entanto, o que estaria dificultando o processo é o pedido para que mais uma cláusula seja acrescentada. Portanto, deve-se abrir uma nova licitação.

Seis caminhões ainda estão quebrados, segundo a Emdurb de Bauru — Foto: Reprodução/TV TEM
Seis caminhões ainda estão quebrados, segundo a Emdurb de Bauru — Foto: Reprodução/TV TEM

A prefeitura informou que o serviço de coleta não foi feito nos bairros Jardim Silvestre, Nova Esperança e Vila Dutra nesta segunda-feira (3).

Isso porque os 12 caminhões disponíveis não são suficientes para realizar o serviço de forma segura em toda a cidade. Ainda de acordo com a prefeitura, são necessários 22 caminhões para que o atendimento se normalize.

Lixo se acumulou nos bairros que não foram atendidos devido à quebra dos caminhões em Bauru  — Foto: Eduardo Dantas/TV TEM
Lixo se acumulou nos bairros que não foram atendidos devido à quebra dos caminhões em Bauru — Foto: Eduardo Dantas/TV TEM

Falta de coleta

No mês de novembro, mais de 50 bairros foram afetados pela quebra dos caminhões. A falta de coleta já estava incomodando os moradores. O lixo se acumulava nas ruas e começou a atrair animais. Uma equipe de reportagem da TV TEM chegou a flagrar um porco em meio aos sacos de lixo na calçada no Parque Real.

Porco é flagrado comendo lixo acumulado nas ruas de Bauru — Foto: Cristiane Paião/TV TEM
Porco é flagrado comendo lixo acumulado nas ruas de Bauru — Foto: Cristiane Paião/TV TEM

A prefeitura da cidade fez uma reunião no dia 21 de novembro, onde anunciou que planeja aumentar o número de caminhões alugados para o serviço.

“Estamos tomando providências para alugar caminhões, deixando os veículos da prefeitura para serviços mais leves.”, anunciou Gazzetta.